Vós

menu
Guia

5 lugares para comer ouvindo rock em Fortaleza

Por Luiza Carolina Figueiredo, Gabriel Gonçalves
26.mai
2017

Bater cabeça para fazer a digestão

Ficou no passado a crendice de que em Fortaleza só reinava um estilo musical. À medida que o tempo passa, a cidade se torna mais receptiva para novas (e velhas) tribos que ganham cada vez mais espaços e ambientes para ouvir a sua música.

É nesse contexto que o rock se alastra pela capital. O movimento não é novo, mas vem ganhando força e novos formatos. Se antes já havia casas de show e festas para aqueles que curtem o som de uma guitarra, agora multiplicam-se os estabelecimentos onde a música está de mãos dadas a uma boa comida.

Vós visitou cinco desses estabelecimentos. São bares, pubs, restaurantes e cafés que mostram que bater cabeça pode ser uma ótima forma de fazer digestão.

Floresta Bar

O Floresta Bar já é um velho conhecido das noites fortalezenses. Ele já tem oito anos de idade com restaurante self-service e cinco anos como bar, serviço que, de acordo com um dos sócios proprietários, Pedro Machado, veio naturalmente “pelo fato de gostarmos muito de música e culinária. E a essência do Floresta é o rock.”

O bar trabalha com música ao vivo de terça a sábado, e cada dia tem um projeto diferente, prestigiando jazz e blues, dando espaço para bandas covers e autorais, e fazendo tributos.

 

No cardápio, opções para todos os paladares: petiscos, pizzas, sanduíches, caranguejo, comida mexicana… E eles ainda pensam em ampliar. “O Floresta veio crescendo e, com esse tamanho, surgiram novas necessidades, clientes diferentes, com outros gostos. E a gente acredita que quanto maior a variedade com qualidade, mais a gente consegue atrair.”

Um dos carros-chefe do bar é o Franguinho do Floresta, um filé de frango empanado com farinha panko, recheado com queijo, presunto e orégano, acompanhado com molho de mostarda e mel. Para beber, “a gente tem uma variedade grande de cervejas de 600ml e uma carta de coquetéis com drinks como Welcome to the Jungle, Lenhador e Chapeuzinho Vermelho”.

Serviço

Floresta Bar
Av. Santos Dumont, 1788, Lj.1 – Aldeota
(85) 3224.3351
Funcionamento: Almoço (self service), de segunda a sexta, das 11h às 14h30 / Bar, de terça a domingo, a partir das 18h30
florestabar.com.br
/FlorestaGourmet
@floresta_bar

Bulls Beer House

Gustavo Linhares e Pedro Correia são dois filhos da Parquelândia, nascidos e criados no bairro. Então, quando surgiu a ideia de montar um negócio, o bairro se mostrou o local ideal. “A maioria dos nossos clientes, quando vêm até a gente para elogiar o ambiente, falam justamente que careciam de um espaço desses nessa área da cidade”.

O bar é uma mistura de inspirações. A dupla pegou ideias de vários bares e pubs britânicos, americanos e paulistas, e juntou com uma temática esportiva, daí o nome. “Bulls, ‘touro’ em inglê, é uma referência ao Chicago Bulls, que é um time de basquete norte-americano onde o Michael Jordan jogou. E isso atrelou bem porque a gente também faz transmissão de jogos de todos os esportes americanos, do futebol ao basebal, que também era uma carência em Fortaleza”.

Quando o assunto é som, a prioridade é rock, sobretudo o clássico. Mas o Bulls também passeia pelo blues, jazz, soul, punk, podendo até chegar num pop rock caso os cliente peçam. Aliás, é muito comum pedidos de música no bar. “Acontece tanto que a gente já está projetando um equipamento onde o próprio cliente possa escolher a música”.

Para acompanhar o som, chopps, coquetéis, cervejas artesanais e petiscos com referências à culinária Tex-Mex . A sugestão da casa é o Chopp Amstel acompanhado das Buffalo Wings, que são coxinhas da asa do frango fritas com molho barbecue e acompanhadas de blue cheese.

Serviço

Bulls Beer House
R. Gustavo Sampaio, 800 A – Parquelândia
(85) 3045.3666
Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 17h
/bullsbeerhouse
@bullsbeerhouse

Blue Door Pub

Dois amigos, Victor Marão e Rodrigo Josino, queriam abrir um negócio juntos. Um queria um café, o outro, uma hamburgueria. A falta de consenso e de viabilidade nas ideias trouxe à tona uma lembrança de muito tempo atrás: um pub. Mas a ideia só foi mesmo adiante com chegada de um terceiro elemento, Raquel Aguiar. Então, há cinco meses, surgia o Blue Door Pub.

“A gente quis ser o mais fiel possível a um pub, mas tropicalizar no que fosse preciso. Por exemplo, a gente achou que aqui, em Fortaleza, as pessoas são muito carentes de um bom atendimento, mas um atendimento informal e sensível com uma pegada de pessoalidade.”

A escolha pelo rock veio da característica natural dos pubs aliada ao desejo do trio de ter um negócio capaz de “sobreviver ao tempo”. “Além de a gente gostar de rock, Fortaleza já tem muito lugar que toca forró e sertanejo. Então a gente queria ‘só um lugar’ pra ouvir rock”.

Falando em misturas, foi assim que surgiu o nome do bar. O Blue veio em homenagem à música “Turtle Blues”, da Janis Joplin, e o Door do desejo que aquela porta azul da entrada sirva como uma espécie de portal. “A ideia do pub não é ser um lugar só pra beber. É pra comer, encontrar os amigos, se divertir… A gente quer que as pessoas tenham uma experiência que se presentifique. Que a pessoa saia do trabalho depois de um dia difícil, venha pra cá, passe por aquela porta e esqueça de tudo. Aí, depois que ela respira, pode voltar pra Fortaleza”.

Um dos grandes diferenciais da casa é o chopp Guiness – o Blue Door é o único estabelecimento a vender a marca irlandesa em Fortaleza. Para acompanhar, um cardápio de petiscos e hambúrgueres. Uma dica é a costela ao molho barbecue da casa e o drink “Não é só mais uma caipiroska”, com vodca Ketel One, morango, cranberry, xarope de amora e limão siciliano.

Serviço

Blue Door Pub
R. Joaquim Nabuco, 1333 – Aldeota
(85) 3109.9288
Funcionamento: de terça a quinta, a partir das 17h; sábado, a partir das 18h e domingo, a partir das 15h
/bluedoorfortaleza
@bluedoorpub_

Hey Joe Food’N’Bar

A princípio, o Hey Joe começou como um food truck. “Durante um ano e meio ele foi uma espécie de laboratório. Menos pela moda e mais pela preocupação de não investir num ponto fixo inicialmente e testar. E deu certo”.

Quando o caminhão se mostrou restritivo para o casal Fabiano Pedon e Priscylla Mesquita ampliar o sonho e o cardápio, havia chegado a hora do Hey Joe evoluir para um bar. “A gente queria algo híbrido entre um bar para comer e um pub para ouvir música”.

 

A escolha pelo tipo musical do bar veio tanto por um gosto pessoal – o bar é uma homenagem à música “Hey Joe”, de Jimmy Hendrix – e por um sentimento de carência de lugares que prestigiassem o estilo. “A gente procura fugir das características muito específicas e muito pesados. Tentamos navegar entre folk, indie rock, rock clássico, groove e música brasileira contemporânea”.

O cardápio do Hey Joe segue à linha do gastrobar com pratos variados para atender desde o público fã de clássicos, como aqueles adeptos a comidas mais lights, os vegetarianos ou com restrições alimentares, como glúten e lactose. Uma boa pedida é o Joe Cheddar, um burger artesanal bovino com molho especial da casa, queijo cheddar e bacon no pão artesanal da casa. Para acompanhar, Ginberry – Gin Beefeater, sumo de limão, xarope de framboesa, suco de cranberry schweppes citrus.

Serviço

Hey Joe Food’N’Bar
R. Norvinda Pires, 32 – Aldeota
Funcionamento: terça a domingo, a partir das 18h
/heyjoefoodnbar
@heyjoefoodnbar

Roquen’derrou Café & Pub

Um vício em café aliado ao gosto por cervejas especiais, a predileção por rock e a vontade de receber bem as pessoas foi o suficiente para que os irmãos Eduardo e Germano Ribeiro criassem, há quatro meses, o Roquen’derrou Café & Pub. “O rock and roll, pra mim, tem toda aquela atitude de ser ‘do contra’ e o nosso nome vem disso, é uma junção do rock com o Nordeste”.

Essa junção pode ser vista na xilogravura que estampa o nome no café/pub e nas várias brincadeiras/crossovers que os irmão fazem entre ícones do rock e do nordeste, como o “Slash do Assaré”, o Jimmy Hendrix tocando sanfona e Belchior com o raio de Ziggy Stardust (David Bowie) no rosto.

E contrariando o mais comum em estabelecimentos que se dedicam ao rock, além de pub, o Roquen’derrou também é café e, como tal, segue a mesma característica dos cafés tradicionais como ambiente para bater um papo e fazer reuniões. “Na primeira terça de cada mês a gente tem aqui um clube do livro. E, às quartas, vem pra cá um grupo de conversação em inglês. Sexta e sábado tem música ao vivo, com Victor Gueiros (blues) e Supernova”.

Batendo a fome no Roquen’derrou, você pode optar tanto por um lanche típico de café – tapioca, cuscuz e tapioca – ou petiscos. A prata da casa é o “Are you Experienced”, um trio de mini burgers (Nirvana, Cream e Motörhead – bovino, suíno e cordeiro) no pão artesanal de batata doce. Para acompanhar, mais uma vez, a escolha fica entre os cafés e cervejas especiais.

Serviço

Roquen’derrou Café & Pub
Salinas Casa Shopping, 6B – Av. Washington Soares, 909 – Edson Queiroz
Funcionamento: segunda, a partir das 17h, terça a sexta, a partir das 14h e sábado, a partir das 16h
roquenderrou.com
/Roquenderrou
@roquenderrou

Colaboradores

Luiza Carolina Figueiredo

Luiza Carolina Figueiredo

Ver Perfil

Apesar de jornalista, sonha com ficção e, por isso, fica animada em ouvir os causos dos outros - quem sabe não tira inspiração para um futuro romance? Acredita que, se escrever de tudo um pouco, um dia vai conseguir a história que realmente quer. Leitora compulsiva, está sempre com um livro ou HQ nas mãos (ou na bolsa). É meio tímida, mas tem um bichinho tagarela dentro dela que, quando começa a falar, quase não para. E se a conversa for geek, então...

Gabriel Gonçalves

Gabriel Gonçalves

Ver Perfil

É fotojornalista desde 2008, tendo passado pelos três maiores jornais de Fortaleza. Trabalha com cinema, tenta ser músico, e à noite é facilmente encontrado servindo cerveja em alguns vários bares da capital alencarina. Atualmente atua como freelancer e em parceria com coletivos de produção audiovisual, ONG's, e entidades de direitos humanos. Acredita que a fotografia é meio e fim para a revolução social.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar