Vós

menu
Guia

6 locais pra tomar aquele café em Fortaleza

Por Luiza Carolina Figueiredo, Igor de Melo, Gabriel Gonçalves
08.set
2017

Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?

A frase acima faz parte da cultura pop e da infância de muita gente – quem nunca ouviu o famigerado convite de Dona Florinda? A sentença também é uma constante na porta da casa de praticamente todo brasileiro, sobretudo dos mais velhos, afinal, por aqui só não se bebe mais café do que água.

Mas não é só dentro de casa que um cafezinho é boa pedida. No trabalho, na faculdade ou num momento de lazer, uma xícara de café sempre vai bem. E como vai! Não à toa, o Brasil é o segundo país que mais consome a bebida no mundo.

E para os adoradores desta estimulante iguaria – como esta que vos escreve, que não vive sem uma canequinha cheia ao lado – Fortaleza nunca foi tão plural na oferta de food services dentro da categoria. A cada dia abre uma nova cafeteria, oferecendo uma experiência diferente para a bebida. Logo, não tem como não fazer aquela pausa pro café, seja para conhecer um estabelecimento, voltar no seu favorito, ou passar um tempo degustando sua bebida preferida ou derivados dela.

E para dar aquela ajuda marota aos apreciadores, Vós separou seis lugares com propostas diferentes para você visitar e apreciar aquela xícara de café em Fortaleza. Confira!

Café pra ficar ou pra levar

Quem assiste muito filme americano, vira e mexe se depara com aquela cena do personagem entrando numa cafeteria, fazendo o pedido pra viagem e saindo com um daqueles famosos copos de papel bem característicos. Quem nunca se pegou pensando: “Como seria legal se tivesse isso por aqui também”?

Pois é… Agora tem! Na verdade, desde o começo do ano, quando o Centro recebeu uma franquia do Tiamate Coffee, a primeira cafeteria express da cidade. Aí você decide se vai sair com o seu café ou se vai aproveitar o espaço de estilo moderno e cores sóbrias.

O cardápio oferece desde o tradicional café expresso e o cappuccino italiano, até os Tiamatinos, bebidas semelhantes a milk shake à base de café exclusivas da casa. Para acompanhar: bolos, pão de queijo, empadas e croissants, bem típico dos cafés daqui.

Serviço

Tiamate Coffee Centro
R Floriano Peixoto, 484 – Centro
(85) 3209.2000
Funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 19h, e sábado, das 7h30 às 18h
Site: tiamate.com.br
Facebook/tiamatecoffee
Instagram/tiamatecoffee

Um café e um jogo de tabuleiro

Luderia. O conceito não é novo – um local para comer, beber e jogar -, já tem seus dez anos, mas o serviço ainda é pouco comum em Fortaleza. O Café Lúdico é um deles. Em sua própria definição, um café com board games.

Desde 2015 no Jardim América, a luderia possui dois cardápios. O primeiro, com as opções típicas de um café tradicional, como cappuccino com creme de avelã, chocolate quente europeu com chantilly, empada, mocha, soda italiana de maçã-verde e um croissant premium.

Já o segundo oferece centenas de opções de jogos de tabuleiro, dos mais simples aos mais estratégicos, separados por cores (preço, dificuldade, número de pessoas, etc). “Mas eu não sei jogar”, alguém poderia dizer. Bem, aí é só levantar a mãozinha e um dos garçons-instrutores irá à sua mesa para fazer a brincadeira dar certo.

Serviço

Café Lúdico
R. Delmiro de Farias, 685 – Jardim América
(85) 3067.7700
Funcionamento: de terça a sexta, das 17 às 22h
Site: cafeludico.com
Facebook/cafeludico
Instagram/cafe.ludico
YouTube/cafeludico

Café pra bater cabeça

Uma mistura de café, pub e nordeste. Essa é a proposta do Roquen’derrou Café & Pub. Café com Rock ‘N’ Roll. Mas, se achar que não combina, sempre há a opção de pedir uma das cervejas especiais que também são característica do local.

O ambiente também é aberto para programação cultural como saraus, lançamento de livros, happy hour às sextas (com Heineken e chips de batata doce) e música ao vivo às sextas e sábados. Na decoração, o sincretismo entre esse dois universos teoricamente díspares: ícones do rock se misturam com personalidades nordestinas.

E essa mescla chega até o cardápio, que segue a mesma característica dos cafés: cuscuz e tapioca, mas recheado com petiscos, a exemplo do trio de mini burgers “Are you Experienced”, um trio de mini burgers (Nirvana, Cream e Motörhead – bovino, suíno e cordeiro) no pão artesanal de batata doce.

Serviço

Roquen’derrou Café & Pub
Salinas Casa Shopping, 6B – Av. Washington Soares, 909 – Edson Queiroz
Funcionamento: segunda, a partir das 17h, de terça a sexta, a partir das 14h e sábado, a partir das 16h
Site: roquenderrou.com
Facebook/Roquenderrou
Instagram/roquenderrou

Café com gosto de Ceará

Para cada cidade, pelo menos um mercado. Faz parte da cultura local e até mesmo sua vitrine. Fortaleza tem vários: o Central, o São Sebastião, o da Aerolândia, o dos Pinhões e o do Café. Este um pouco diferente dos demais, é verdade, mas não por isso distante do que um mercado deve ser.

No Benfica desde maio deste ano, o Mercado do Café une duas propostas em dois ambientes: o sofisticado da cafeteria ao popular do mercado – uma parte interna ambientada à moda parisiense, voltado para o colonial; e uma externa mais rústica, voltada para o Ceará.

No cardápio, opções para todos os gostos e horas do dia – café da manhã, almoço e lanches em geral, dos mais elaborados aos mais voltados à gastronomia regional. Para beber, cafés, frapês, sodas, sucos, cajuína, carta de vinhos e espumante e cervejas especiais. Para comer, bruschettas, pizzas, sanduíches (com o nome dos mercados de SP, BH e Peões), hambúrgueres, tapiocas, crepiocas, tostex, paninis, omeletes e, como um bom mercado, panelada.

Atenção para a dica da chef: Frapê de Rapadura com o Sanduíche Mercado dos Pinhões – pão de rapadura, carne do sol acebolada refogada na manteiga da terra, cubinhos de queijo coalho e picles de maxixe.

Serviço

Mercado do Café
R. Padre Francisco Pinto, 186 – Benfica
(85) 3283.2419
Funcionamento: de segunda a quarta, das 7h às 21h, de quinta a domingo, das 7h às 22h
Facebook/mercadodocafeoficial
Instagram/mercadodocafe

Um cafezinho pra acordar

A Aldeota é um dos bairros mais movimentados da cidade e com o maior número de prédios comerciais. Por isso mesmo a oferta e procura de food services é muito grande. A de café é uma delas.

Há cerca de sete meses no mercado, o Flora Café Gourmet veio para atender a demanda por estabelecimentos com decoração despojada para refeições rápidas a qualquer hora do dia. Café da manhã, pratos executivos para o almoço, lanches, jantar e até happy hour esporádicos, sinalizados previamente pelas redes sociais.

O Flora segue a linha de cardápio tradicional, com cafés, cappuccinos, tapiocas e crepes, mas se diferencia com a oferta de produtos fitness e, acredite se quiser, açaí.

Serviço

Flora Café Gourmet
Av. Santos Dumont, 1788, Loja 3 – Aldeota
(85) 3104.4404
Funcionamento: segunda, das 8h às 19h, e terça a sexta, das 8h às 20h
Facebook/floracafefortaleza
Instagram/floracafefortaleza

Uma experiência de tomar café

Desde 2013 no Dragão do Mar, a Santa Clara Cafeteria é um dos cafés já tradicionais de Fortaleza. Entretanto, há cerca de dois anos, a cafeteria passou por uma reforma física e de posicionamento: além de permanecer como ambiente intimista para reuniões, encontros ou simplesmente passar um tempo, agora eles oferecem uma “redescoberta” do café.

As opções de cardápio começam pelos de grãos de café especiais e 100% arábica (Orgânico, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Mogiana Paulista), que podem ser combinados com as formas de preparo solicitadas ou indicadas pelos baristas – Aeropress, Chemex, French Press, Hario V60 , Clever, Sifão, Cold Brew (fermentado e extraído a frio). Tudo isso para proporcionar diferentes experiências ao tomar o tradicional café expresso. E, para quem quiser, pode até comprar o grão para fazer seu próprio experimento em casa.

Além disso, há ainda as opções de shakes de café, cappuccinos e um dos mais pedidos, o café com creme de avelã. Como acompanhamento, omeletes, waffles, cuscuz, tapioca… Duas boas dicas são as tapiocas Nordestina (com carne do sol, queijo coalho, jerimum e redução de rapadura) e de Café (tapioca de café recheada com creme de cappuccino e sorvete de creme).

Serviço

Santa Clara Cafeteria
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – R. Dragão do Mar 81 – Praia de Iracema
(85) 3219.6900
Funcionamento: de terça a domingo, das 15h às 22h
Site: cafesantaclara.com.br
Facebook/cafesantaclara
Instagram/santaclaracafeteria

Colaboradores

Luiza Carolina Figueiredo

Luiza Carolina Figueiredo

Ver Perfil

Apesar de jornalista, sonha com ficção e, por isso, fica animada em ouvir os causos dos outros - quem sabe não tira inspiração para um futuro romance? Acredita que, se escrever de tudo um pouco, um dia vai conseguir a história que realmente quer. Leitora compulsiva, está sempre com um livro ou HQ nas mãos (ou na bolsa). É meio tímida, mas tem um bichinho tagarela dentro dela que, quando começa a falar, quase não para. E se a conversa for geek, então...

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Gabriel Gonçalves

Gabriel Gonçalves

Ver Perfil

É fotojornalista desde 2008, tendo passado pelos três maiores jornais de Fortaleza. Trabalha com cinema, tenta ser músico, e à noite é facilmente encontrado servindo cerveja em alguns vários bares da capital alencarina. Atualmente atua como freelancer e em parceria com coletivos de produção audiovisual, ONG's, e entidades de direitos humanos. Acredita que a fotografia é meio e fim para a revolução social.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar