Vós

menu
Histórias

7 livros pra você ler ainda esse ano - segundo visitantes da Bienal

Por Leilane Freitas, Igor de Melo
20.abr
2017

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará traz uma programação bastante variada. Recital de poesia, rodas de conversas, palestras e muito mais! Entre as principais atrações estão os estandes de livros que foram montados no andar térreo do Centro de Eventos do Ceará, onde acontece a Bienal.

Entre os espaços de sebos e de grandes editoras, Vós conversou com algumas pessoas que foram conferir o evento e pedimos que cada um indicasse um livro que deve ser lido ainda este ano. Segundo os visitantes, são histórias, temas e autores que inspiram a vida de muitas pessoas. Eles resolveram compartilhar suas experiências e nos disseram que livros indicam pra você ler em 2017.

Tá indo visitar a Bienal? Ainda não sabe o que comprar? Confere as indicações desses amantes da literatura.

Ivina Albuquerque
Livro: Orgulho e Preconceito – Jane Austen

“É um dos meus livros preferidos e é minha autora preferida. Eu li esse livro pela primeira vez quando eu tinha 14 anos. É um clássico que foi publicado no século XVIII. Apesar de ser daquela época, a gente encontra muita coisa atual ainda. Tem uma personagem feminina muito forte e eu acho que isso chama bastante atenção, porque foi uma mulher que escreveu num período que as mulheres não tinha muita voz e com uma personagem feminina com uma grande personalidade. Não é uma história de romance clichê, como você vê em outros livros. É uma história de romance que vence o orgulho de um e o preconceito de outro. Você conhece as nuances da personalidade de cada um e isso prende. É uma história que me prendeu desde sempre, eu já li várias vezes”.

Lucas Prado
O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger

“Eu acho que é um livro que vale muito a pena ser lido. Pra mim é um autor que influenciou muitas dessas histórias juvenis atuais. É um livro dos anos 60, se não me engano. E é isso o que mais me chama atenção nessa história e nesse autor. Porque influenciou toda essa nova geração de livros e séries voltados pro público juvenil e que não é de fantasia, diferente de livros como Harry Potter. E eu acho isso muito massa. Basicamente a história é sobre um grupo de amigos e as aventuras que eles vão vivendo. Parece uma história básica, mas é contada de uma forma muito legal”.

Caroline Carvalho Rezende
Livro: Belo casamento – Belo desastre – Jamie Mcguire

“É uma história romântica. Um cara do tipo cafajeste se apaixona por uma garota e ele se transforma em nome desse amor. Faz muito tempo que eu li. É uma história envolvente. Na verdade, é uma história contada em uma série de livros e o “Belo Casamento” foi o que mais marcou na minha vida”.

Cynthia Cardoso Fontenele e Ronaldo Fontenele
Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Cynthia: “Eu acho que é uma ótima história pra criança porque fortalece os valores e os princípios do ser humano. Eles aprendem sobre esses valores de uma forma lúdica, de um jeito infantil, fácil de entender. Inclusive esse livro não é só pros filhos, eu acho que os pais também deveriam ler. Inclusive no nosso convívio, nós lemos pro Heitor, nosso filho. Foi a família lendo junto, eu acho que isso assimila mais os ensinamentos pra criança e pros pais. Acaba que aproxima, essa questão dos pais lerem com os filhos e não apenas dar o livro pro filho ler”.

Ronaldo: “Essa experiência de ler pra ele atualmente foi fantástica, porque nós relemos com ele e gostamos tanto quanto ele de toda a experiência”.

Juliana Sales
Livro: Harry Potter – J.K Rowling

“Um livro que me marcou muito foi Harry Potter. Na verdade, é uma série de livros. Marcou porque na época que eu li era uma época que as crianças não queriam ler, pois mais legal era assistir televisão. E toda a história despertou minha vontade de ler. Foi a partir disso que foi despertada minha paixão por leitura. São livros grandes, com muitas páginas sendo que é pra um público juvenil e, mesmo assim, marcou minha geração”.

Rodrigo Marques
Livro: Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski

“O livro fala sobre um estudante russo que tá sozinho em São Petersburgo e ele encontra muitas dificuldades sociais e econômicas pra viver lá. É um livro que marcou muito a minha vida. Indico porque acho uma narrativa muito massa, que traz muitas reflexões”.

Rita Bezerra
Livro: Buda: A História de um Iluminado – Deepak Chopra

“Eu gosto muito de livros de auto-ajuda e sobre yoga. De auto-ajuda eu cito os de Deepak Chopra, que tem vários livros, todos a respeito desse tema. Entre eles, eu cito Buda. Fala sobre a vida dele, da formação e de como ele foi criado. O livro narra toda a vida dele. Acho uma história muito necessária de ser conhecida, fala muito sobre autoconhecimento”.

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar