Vós

menu
Guia

Dia da Cerveja: 5 lugares para apreciar aquela gelada

Por Leilane Freitas, Igor de Melo
03.ago
2018

Desde 2007 o Dia da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de Agosto em mais de 50 países. Mesmo que a tradição cearense aponte para a cachaça como queridinha do nosso paladar, a cultura cervejeira tem ganhado cada vez mais adeptos na nossa terrinha.

As cervejarias artesanais estão pipocando por aí. Tem quem produza suas bebidas em casa e compartilhe com os amigos e tem quem apenas aprecie uma boa gelada no barzinho da esquina acompanhado do famoso espetinho. É de lei!

Por isso Vós deu uma volta por Fortaleza e faz um guia rápido – as opções são muitas! – de 5 lugares para apreciar uma gelada nesse Dia da Cerveja. As opções vão das cervejarias modernas e artesanais ao tradicional copinho americano no bar de estimação. Saúde!

Turatti

Inaugurada no final de 2017, a Turatti oferece uma verdadeira imersão na cultura cervejeira. Fábrica e bar funcionam no mesmo lugar e é possível ver os tonéis de bebida em todo o espaço. Para os curiosos e amantes da cerveja, aqui é possível conhecer todo o processo de artesanal de fabricação através de uma visita guiada pelo subsolo.

A cervejaria disponibiliza 9 torneiras para a apreciação do sabor da cerveja. São rótulos dos mais amargos aos mais leves, tudo para agradar o mais peculiar paladar. E para acompanhar a degustação de sabores, a casa oferece pratos a la carte e cerca de 20 opções de petiscos regionais.

Serviço
Turatti
Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota
De terça a sexta, das 17h às 1h/ sábado e domingo, das 16h às 2h
Instagram: @cervejariaturatti
Contato: 3099-2829 

5 elementos cervejaria

“Cerveja é tudo cerveja, mas cada uma tem seu propósito. O conceito do artesanal é que ele vem pra romper as barreiras desse consumo meio que desenfreado que grandes impérios comerciais nos impõe. Acho importante consumir algo local e fresco, feito por um produtor local e que emprega, proporcionalmente, bem mais pessoas. Esse é o conceito básico de qualquer produto artesanal e a cerveja entra nisso.”

Wellington Alves é médico e também um verdadeiro amante da cultura cervejeira. Ele é o criador e um dos cinco sócios da 5 Elementos Cervejaria Artesanal, que vende cerca de 6 mil litros de cerveja por mês para bares, restaurantes, lojas, hamburguerias e estabelecimentos que trabalham com produtos artesanais.

O bar e a fábrica funcionam no mesmo endereço. Por lá, o processo de fabricação das cervejas artesanais é muito semelhante ao das grandes indústrias. Os insumos usados são os mesmos (água, malte, lúpulo e levedura) e os processos são muito parecidos. O que muda é a automatização e volume.

São 14 torneiras onde as cervejas são engatadas e servidas frescas. “Ela sai do tanque fermentador, vai para a câmara fria e em seguida para as torneiras. Mais fresco impossível, porque a cerveja não levou choque térmico, não levou calor, não foi sacudida no caminhão, nada.” A 5 Elementos tem 28 rótulos registrados; desses, apenas 10 são vendidos para outros estabelecimentos, os outros só serão encontrados, sazonalmente, no próprio bar da 5 Elementos. Tudo isso para garantir exclusividade para os clientes.

Serviço
5 Elementos Cervejaria Artesanal
Av. Cel. José Philomeno Gomes, 1152 – Eng. Luciano Cavalcante
Facebook /5elementoscervejaria
Instagram: @5elementoscervejaria

Schaide Bier

O nome da cervejaria vem do verbo alemão Scheiden (que significa “dividir”) e isso tem total relação com o início dessa história, quando quatro amigos começaram produzindo cervejas em casa para diversão e consumo próprio. Até que decidiram que era hora de compartilhar os sabores que criavam com outras pessoas. Assim nasceu uma das primeiras microcervejarias artesanais do Ceará, com produção própria desde 2016.

A Schaide Bier trabalha com o conceito de Brewpub, o que quer dizer que a cervejaria atende o objetivo “do grão ao copo no mesmo lugar”, ou seja, eles realizam todas as etapas da produção das cervejas que são servidas no próprio estabelecimento. “Queremos mostrar o caminho de cervejas de qualidade, frente as mais vendidas no mercado brasileiro atual.” É o que diz Josi, responsável pelo marketing e divulgação da microcervejaria.

“As nossas cervejas são servidas no próprio estabelecimento on tap e também abastecemos growlers. Na tap list é possível encontrar as cervejas do tipo Blond Ale, Apa, Session Apa, Neipa, Ipa, Session Ipa, Stout, Schaide Catharina, Mandarine, sempre umas fixas e outras sazonais”.

Serviço
Schaide Bier
Rua República do Libano, 1080 – Varjota
De quarta a sexta a partir de 17h e sábado a partir de 16h.
Contato: (85) 98933-2574
Instagram: @schaide.bier

Hey Ho Beer Pub

Diferente dos outros da lista, o Hey Ho é, resumidamente, um bar especializado em cervejas artesanais. “A casa conta hoje com 20 torneiras de chope diferentes e que mudam com muita frequência, sempre trazendo novidades para nossos clientes. Temos ainda cerca de 50 rótulos divididos entre latas e garrafas, sempre trabalhando exclusivamente com cervejas nacionais, mostrando que o Brasil tem muita coisa boa e acessível.”

Apesar da referência óbvia no nome, há quem nem imagine que a história deles começou lá na Praia de Iracema com o Hey Ho Rock Bar, uma casa de shows responsável por trazer muitas bandas de rock do cenário underground. “Em agosto de 2016 o projeto veio novamente a público em novo formato, dessa vez como um Beer Pub. Neste mês de agosto completamos 2 anos de atividade neste novo formato”, diz Vander Augusto Pereira, integrante da equipe do Hey Ho Beer Pub.

Aqui é possível apreciar uma boa cerveja e curtir um som com a turma. Também são servidos hambúrgueres e petiscos. “Um destaque bem interessante é nosso quibe de malte, onde substituímos o trigo do kibe pelo malte de cevada que sobrou do processo de fabricação de cerveja caseira, assim como nossas torradas de pão de malte. São receitas que fazíamos em casa e trouxemos para nossos clientes conhecerem”.

Apesar de atualmente o Hey Ho trabalhar apenas com a revenda de cervejas artesanais, nos próximos meses deve dar início a fabricação dos próprios rótulos com a inauguração de uma cozinha cervejeira na parte superior do estabelecimento.

Serviço

Hey Ho Beer Pub
Rua Nunes Valente, 1247 Aldeota
Facebook /heyhobeerpub 

Para além do artesanal e muito antes dele

Fortaleza vê se espalhar pela cidade lugares modernos especialmente dedicados ao consumo da cerveja, como lojas, cervejarias e bares. Mas a gelada desde sempre tem seus pontos cativos por aqui. Cadeira de plástico, garrafa de 600ml, copinho americano… Precisa de mais alguma coisa? Precisar, não precisa, mas pode ser melhor ainda com um garçom parceiro e o dono do bar que carrega o nome próprio na placa e na boca dos amigos quando é preciso escolher o onde tomar aquela mofada!

Nessa categoria os exemplos são incontáveis – ainda bem! -, por isso escolhemos um dos mais tradicionais para representar a todos aqui nessa lista: o Assis da Picanha.

Mas a história dele merece ser contada com tempo e em detalhes, entre um gole e outro. Então espera até segunda – evita a ressaca! – que a gente vai contar tudo por aqui em uma matéria especial na próxima semana.

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar