Vós

menu
Histórias

Mincharia: um reduto de amizade disfarçado de bar há 31 anos

Com Carlos Aragão Por Lya Cardoso, Igor de Melo

Acredita em Vós

23.abr
2018

A história do Bar do Mincharia é tão irreverente que daria até um filme. Aurílio Gurgel – o Mincharia – era um boêmio muito conhecido na região da Praia de Iracema por sua filosofia de vida que chamava atenção de quem o conhecia. Ele nunca foi casado nem teve filhos, mas colecionava amigos por onde passava. Sua presença entre as rodas de conversa foi tão marcante que, mesmo após sua morte, a alma segue presente

Então na Rua dos Pacajus, número 20, foi criada a “Confraria do Mincharia”, uma espécie de bar restrito a amigos que funcionava num casarão. Durante muitos anos seguiu assim, mas a história foi tomando grandes proporções e muita gente passou a procurar o local. João Eduardo, garçom ali desde que o bar abriu, em 1987, conta que as pessoas insistiam para entrar. “Se não fosse amigo ou convidado de alguém, nem adiantava tentar”.

Da casa ao calçadão

Após a demolição da grande casa que era a sede original da Confraria, foi criado o quiosque que existe até hoje e a praça recebeu o nome de Largo do Mincharia. Carlos Aragão está à frente do local há 15 anos e conta que a casa foi aberta ao público para ter um movimento maior e o local poder se sustentar. “O Mincharia em si nunca frequentou esse espaço que foi destinado a ele”.

Trinta anos depois, os amigos continuam se reunindo por ali todas as sextas-feiras, é uma tradição. “O número reduziu, muitos já se foram e os que continuam aqui têm mais de 70 anos”. Mas o bar segue sendo reduto de muitos, ícones e anônimos, para curtir a brisa da noite, o pôr do sol ou mesmo jogar conversa fora, a função primordial do Mincharia.

Atualmente a programação é bem diversificada: às segundas têm roda de samba da velha guarda, quarta-feira o palco é aberto para novos talentos e nas sextas e sábados têm música ao vivo.

E em junho a programação do Bar do Mincharia recebe atividades do novo evento de Vós – o Plural, uma iniciativa sobre economia criativa com foco em inovação e ocupação dos espaços públicos, que acontece simultaneamente em mais de dez espaços na Praia de Iracema. O Plural acontece em junho, mas você já pode ficar ligado nas informações através das redes sociais próprias do evento: Instagram @tunoplural e Facebook /TunoPlural.

Serviço
Largo do Mincharia
Onde: Rua dos Pacajus, 5 – Praia de Iracema
Funcionamento: Segunda a sábado, a partir das 15h
Contato: (85) 3219.1174

Colaboradores

Lya Cardoso

Lya Cardoso

Ver Perfil

Organizar um evento é com ela, seja um aniversário ou um karaokê em sua casa. Acredita que a comunicação é a chave pra resolver vários problemas. Todo lugar tem uma história e merece ser contada. Libriana nata, está sempre em busca do equilíbrio.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar