Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Uma pequena ideia que ganhou o mercado empresarial

Com Luiz Matos e Marília Teófilo Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

14.set
2017

Diante de um problema ou de uma crise podem nascer as soluções mais mirabolantes, inovadoras e, o mais importante, a solução para o que quer que seja. No ambiente empresarial e empreendedor essas situações podem ser chances de processos de amadurecimento profissionais e pessoais. Podem abrir novos horizontes e criar oportunidades de mudança e crescimento.

É o caso do Luiz Matos, que tinha uma distribuidora e uma certa admiração para a área de tecnologia e criação. Ele identificou uma necessidade de melhoria na própria empresa e decidiu usar os conhecimentos que tinha para desenvolver um software que ajudasse em alguns processos do seu negócio. “Funcionou e eu vi que isso seria útil para o mercado. Fui aumentando a equipe e então começamos a atender outras empresas. Desenvolvemos um ERP e implantamos em mais de 100 empresas”.

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa). Trata-se de um sistema de informática que organiza diversas ações cotidianas dentro de uma empresa, possibilitando melhorias no funcionamento e na produtividade.

Unindo a aptidão de Luiz pelo tema e a sua vontade de sempre buscar conhecimento, em 1999 foi fundada a Lux Tecnologia da Informação, que busca trazer para o mercado sistemas e softwares de gestão de processos empresariais.

Atualmente a Lux conta com sede em Fortaleza, onde tudo começou, e nos Estados Unidos, onde Luiz busca inspirações e aprimora seus conhecimentos para desenvolver novas ideias. Sua filha Marília Teófilo é a diretora de operações do empreendimento e quem cuida dos negócios no Brasil.

Recentemente foi criado um novo produto, o Teams Lux – que já começou a ser apresentado para algumas empresas, parceiros e instituições de ensino. O software está em fase de teste e é possível conhecer as funcionalidades da ferramenta, de maneira gratuita, por 14 dias no site teamslux.com.

O ERP desenvolvido no início da empresa tinha suas atividades focadas para indústrias, enquanto o Teams pode ser usado por qualquer tipo de empresa, pois agrega mais setores e atividades. “Duas coisas que chamam a atenção das pessoas é a integração e a simplicidade, porque o Teams Lux é muito simples. Ele integra a parte estratégica da empresa com a parte operacional; em outros tipos de ferramentas você não consegue encontrar tudo isso.”

O sistema ainda está passando por processos de aprimoramento, sempre que Luiz apresenta o software para um novo parceiro ou especialista da área, novas ideias são implementadas. “O que eu costumo dizer é que tudo é um processo de cocriação. A ideia inicial parte de mim, mas a gente vai validando com a equipe, clientes, consultores parceiros, professores. No fim não é um produto apenas meu, todo mundo colabora.”

No momento, o objetivo de Luiz e Marília é consolidar a nova ferramenta no Brasil e, em 2018, fazer o lançamento no mercado internacional. Além disso, recentemente participaram de uma seleção para o Projeto Startup Ceará idealizado pelo Sebrae e que apoia novos empreendedores com ideias inovadoras.

Serviço

Lux Tecnologia da Informação
Rua São Marcos, 202 – Coaçu, Messejana
Contato: (85) 3229.1047
Site: luxti.com.br
Teams Lux: teamslux.com

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar