Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Uma receita milenar saudável aliada à pesquisa e inovação

Com Juliana Toledo Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

23.ago
2017

A busca por um estilo de vida mais saudável tem provocado uma mudança notável nos hábitos e no consumo, desde a prática regular de atividades físicas à introdução de alimentos naturais nas refeições, forçando o mercado a se adaptar à esse novo cenário inovando em suas produções.

Na Universidade Federal do Ceará, o PADETEC (Parque de Desenvolvimento Tecnológico) funciona como uma espécie de incubadora de empresas que investem em inovação e criação. É o caso da Queijos Dom Afonso, especializada na produção de manteiga clarificada (Ghee) e de queijos desidratados.

Juliana Toledo, proprietária da empresa, cresceu em um sítio no interior de São Paulo, onde aprendeu a cultivar verduras e legumes na horta, junto com a sua mãe, sempre acompanhando o processo de produção dos queijos e dos outros alimentos que eram feitos pelos avós. Essa rotina de alimentação natural, que sempre fez parte da sua vida, tornou-se também o segmento adotado por sua empresa.

A Queijos Dom Afonso nasceu em 2009, logo após Juliana e sua mãe se mudarem pra Fortaleza. As duas sempre tiveram o cuidado de trabalhar com o aprimoramento de todo o processo de fabricação dos produtos e fazê-los da maneira mais natural possível. “É comida feita por pessoas para pessoas e não por máquinas.”

Tudo é produzido com o objetivo de levar o maior número de benefícios para seus consumidores. A lactose é retirada durante a produção, propiciando seu consumo indicado à intolerantes e até para diabéticos, pois também elimina a glicose.

“Alimentação funcional não significa uma restrição alimentar. Significa comer comida de verdade, natural. É importante buscar alimentos mais próximos da gente, comprá-los de produtores locais e não consumir tanta coisa industrializada. Porque é possível ser industrializado, mas não é necessário adicionar tanto conservantes ou outros produtos químicos.”

E a Queijos Dom Afonso vai muito além da produção de alimentos naturais. A empresa ainda trabalha com pesquisa e desenvolvimento de alimentos, sempre buscando trazer inovação aos seus produtos. Foi assim que, em 2013, a manteiga clarificada – mais conhecida como Ghee – começou a ser produzida.

“Eu gosto muito de trabalhar com pesquisa e já faço isso há muito tempo. Então, fui estudar a fundo o que seria a verdadeira Ghee, fui entender toda a história em torno da receita, que é milenar. Ela foi encontrada em potes de barro na Índia e tem mais de 300 anos. Fizemos o aprimoramento, testamos e começamos a produzir. Fomos um dos pioneiros, quase não tinha aqui no Brasil, a produção era muito pequena.”

Juliana tem projetos de expandir ainda mais a marca. Recentemente, lançou as Ghees nos sabores limão e salsa, ervas, flor de sal, trufas, especiarias e sal rosa. O próximo passo é aumentar a linha de produção e levar os produtos para fora do estado.

Serviço

Queijos Dom Afonso
Site: queijosdomafonso.com.br
Facebook: /QueijosDomAfonso

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar