Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Uma receita milenar saudável aliada à pesquisa e inovação

Com Juliana Toledo Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

23.ago
2017

A busca por um estilo de vida mais saudável tem provocado uma mudança notável nos hábitos e no consumo, desde a prática regular de atividades físicas à introdução de alimentos naturais nas refeições, forçando o mercado a se adaptar à esse novo cenário inovando em suas produções.

Na Universidade Federal do Ceará, o PADETEC (Parque de Desenvolvimento Tecnológico) funciona como uma espécie de incubadora de empresas que investem em inovação e criação. É o caso da Queijos Dom Afonso, especializada na produção de manteiga clarificada (Ghee) e de queijos desidratados.

Juliana Toledo, proprietária da empresa, cresceu em um sítio no interior de São Paulo, onde aprendeu a cultivar verduras e legumes na horta, junto com a sua mãe, sempre acompanhando o processo de produção dos queijos e dos outros alimentos que eram feitos pelos avós. Essa rotina de alimentação natural, que sempre fez parte da sua vida, tornou-se também o segmento adotado por sua empresa.

A Queijos Dom Afonso nasceu em 2009, logo após Juliana e sua mãe se mudarem pra Fortaleza. As duas sempre tiveram o cuidado de trabalhar com o aprimoramento de todo o processo de fabricação dos produtos e fazê-los da maneira mais natural possível. “É comida feita por pessoas para pessoas e não por máquinas.”

Tudo é produzido com o objetivo de levar o maior número de benefícios para seus consumidores. A lactose é retirada durante a produção, propiciando seu consumo indicado à intolerantes e até para diabéticos, pois também elimina a glicose.

“Alimentação funcional não significa uma restrição alimentar. Significa comer comida de verdade, natural. É importante buscar alimentos mais próximos da gente, comprá-los de produtores locais e não consumir tanta coisa industrializada. Porque é possível ser industrializado, mas não é necessário adicionar tanto conservantes ou outros produtos químicos.”

E a Queijos Dom Afonso vai muito além da produção de alimentos naturais. A empresa ainda trabalha com pesquisa e desenvolvimento de alimentos, sempre buscando trazer inovação aos seus produtos. Foi assim que, em 2013, a manteiga clarificada – mais conhecida como Ghee – começou a ser produzida.

“Eu gosto muito de trabalhar com pesquisa e já faço isso há muito tempo. Então, fui estudar a fundo o que seria a verdadeira Ghee, fui entender toda a história em torno da receita, que é milenar. Ela foi encontrada em potes de barro na Índia e tem mais de 300 anos. Fizemos o aprimoramento, testamos e começamos a produzir. Fomos um dos pioneiros, quase não tinha aqui no Brasil, a produção era muito pequena.”

Juliana tem projetos de expandir ainda mais a marca. Recentemente, lançou as Ghees nos sabores limão e salsa, ervas, flor de sal, trufas, especiarias e sal rosa. O próximo passo é aumentar a linha de produção e levar os produtos para fora do estado.

Serviço

Queijos Dom Afonso
Site: queijosdomafonso.com.br
Facebook: /QueijosDomAfonso

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar