Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Duas irmãs e esse tal negócio de colaboração

Com Larissa Praxedes e Raquel Praxedes Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

06.set
2017

Ser empreendedor, em resumo, é ser criativo, inovador e ter determinação para desenvolver seus sonhos. Unindo essas características e outras mais, em 2014 foi inaugurada a primeira loja colaborativa de Fortaleza. A Elabore Collab Store chegou ao mercado de varejo com o objetivo de colocar diversas marcas em um só lugar, facilitando a vida do consumidor.

O objetivo de um empreendimento colaborativo é incentivar artesãos, estilistas, designers e diversos outros pequenos empresários a comercializar seus produtos e atividades sem precisar esbarrar em dificuldades financeiras, fiscais e burocráticas.

Larissa Praxedes encontrou alguns obstáculos para colocar a ideia em prática. Em 2013 ninguém entendia muito bem o conceito de loja colaborativa. O movimento começou na Europa e, no Brasil, existia apenas em São Paulo. “A gente teve que estudar bastante pra colocar o negócio pra frente, eu fiz alguns cursos online e também consegui ajuda com o Sebrae para desenvolver o plano de negócios”.

No início do projeto, Larissa contou com a ajuda de uma amiga. Atualmente quem está ao seu lado é sua irmã Raquel Praxedes, duas funcionárias e diversas marcas parceiras que deixam o número 655 da Rua Marcos Macêdo colorido, atrativo e cheio de opções para os mais diversos gostos e vontades. É possível encontrar artigos de moda feminina, masculina e infantil, acessórios, decoração e até bicicleta as irmãs garantem que já venderam.

“A gente tenta trabalhar com diversidade de produtos para garantir uma certa praticidade para o cliente. Hoje em dia as pessoas não tem muito tempo pra ficar andando no shopping e pesquisando lojas. Então acaba que elas preferem vir numa loja colaborativa porque acham coisas para tanto si, como opções de presentes”.

Raquel ainda reforça a importância das redes sociais para loja. Apesar de muita gente chegar por indicação, postar as novidades no Instagram e no Facebook, diariamente, é imprescindível para a divulgação do negócio.

As irmãs Praxedes não cansam de inovar. A Elabore conta com um andar térreo onde ficam os produtos e um superior com sofá, televisão e videogame para quem está acompanhando os clientes que estão fazendo compras. O espaço foi pensado porque Larissa percebeu que homens, principalmente, ficam desconfortáveis enquanto esperam a parceira fazendo escolhas na loja.

“O marketing mudou muito, o foco tem que ser no cliente. Você não tem que convencer o consumidor a comprar o seu produto e sim agregar um valor a ele. As pessoas entram aqui elas se sentem super bem, se sentem a vontade. Acho que esse é o primeiro ponto. O cliente se sentir bem e saber que vai encontrar o que ele tá procurando”.

No início do ano elas abriram um novo negócio colaborativo. O Elabore Criations é um escritório que oferece serviço de web, mídia, marketing e eventos. “Eu trabalho com Direção de Arte e a Raquel com Produção. A loja já caminha sozinha então a gente resolveu apostar em outro campo. São parceiros que estão com a gente, não é sociedade e também não tem ninguém contratado. De acordo com a procura nós passamos a demanda para o profissional que estiver com a gente e que ofereça o serviço.”

E parece que o conceito de colaboração vem mesmo dando frutos. Em breve, Larissa e Raquel vão inaugurar a segunda sede da Elabore Collab Store no Shopping Avenida, projeto que está em processo de finalização. Mais um espaço cheio de colaboração para fazer parte da cidade.

Serviço

Rua Marcos Macêdo, 655 – Loja 10, Aldeota
Horário: Segunda a Sexta-feira:10h – 20h | Sábado:10h – 18h
Contato: (85) 3013.5733
Facebook/elaborecs
Instagram: @elaborecs
Site: elaborecs.com

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar