Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - O empreendedorismo cearense e o sabor do Havaí

Com Fábio Franklin e Rafael Canuto Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

04.dez
2017

Mahalo significa “a gratidão sincera que uma pessoa sente por outra e, para o povo havaiano, deve ser utilizada de maneira sábia e honesta.”

Uma das boas coisas de viver em um grande centro urbano é poder encontrar vários pedacinhos do mundo numa mesma cidade, principalmente quando se trata de culinária. E Fortaleza já está nessa lista de grandes capitais com os mais variados restaurantes com cartas regionais, nacionais e internacionais. Dá pra conhecer um pouco do sabor de cada parte do Brasil e de vários países sem precisar ir para muito longe de casa.

Mahalo Poke é um deles, o primeiro restaurante especializado em comida havaiana da capital cearense. Tudo começou com um food truck , mas o negócio fez tanto sucesso que logo teve que ganhar um ponto fixo. O espaço foi todo projetado para fazer os clientes se sentirem o mais próximo possível do arquipélago americano, com música ambiente no estilo surf music e pranchas remetendo ao esporte.

O Poke é uma comida típica que se popularizou em cidades do Havaí e na Califórnia, e lembra bastante a culinária japonesa, com peixe cru cortado em cubos e servidos em uma tigela com arroz, molho e outros complementos como algas e folhas.

Os amigos e sócios Fábio Franklin e Rafael Canuto, que deram vida à esse negócio, dividem duas grandes paixões em comum: praia e surf. “Quando a gente decidiu que queríamos abrir uma empresa juntos, pensamos em seguir o nosso sonho que era viver numa praia e tivemos a ideia de abrir uma pousada. Fizemos cursos no Sebrae de como fazer um plano de negócios, mas barramos na viabilização financeira. Precisávamos de muito e tínhamos pouco”.

Mas isso não deixou o sentimento de empreender esfriar. “Certo dia, estudando coisas do Havaí, conhecemos o Poke e vimos nisso uma excelente oportunidade. Como o Havaí tem tudo a ver com surf, achamos bem a nossa cara”. No final de 2014, Fábio e Rafael começaram a aprimorar a ideia. Foram cerca de nove meses reestruturando o plano de negócios e fazendo experimentos gastronômicos.

Nesse tempo, o Food Truck ficou pronto e era bem diferente dos demais que começavam a aparecer naquele ano em Fortaleza. Projetado pelo próprio Fábio e com uma pegada retrô, a inspiração veio, principalmente, dos trucks da década de 70 do Havaí e da Califórnia.

“Sou formado em Publicidade e Propaganda e trabalhava com criação, usei minha experiência na área para agregar ao nosso negócio. Já o Rafael ficou mais focado nas criações dos pratos. A gente chamava nossos amigos para experimentar tudo. Adaptamos muita coisa para agradar ao paladar do cearense também”.

As inspirações das nossas vidas podem vir de qualquer lugar, até dos mais improváveis. Cada um tem o seu refúgio em alguma parte do mundo. Pode ser a casa dos pais, dos avós, em um praça ou até mesmo um parque da cidade. Para essa dupla de amigos, o litoral é esse lugar. “O nosso maior período de conversa era no mar sentado numa prancha”.

Serviço

Mahalo Poke
Av. Desembargador Moreira, 1295 – Aldeota
Contato: (85) 3085-9579
Facebook /MahaloPoke
Instagram: @mahalopoke

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar