Vós

menu
Histórias

Médico e Paciente ligados por um aplicativo

Com Alexandre Cavalcanti Por Flávia Bessa, Igor de Melo, Gabriel Lage

Acredita em Vós

17.set
2019

Medicina ou Empreendedorismo? Alexandre Cavalcanti não precisou escolher. Médico há 20 anos, hoje ele reveza entre o jaleco e o traje de gestor e criador de negócios. Da necessidade de facilitar o acesso dos pacientes aos médicos, o Dr. Alexandre enxergou a oportunidade de construção de uma nova ferramenta. Assim nasceu a plataforma FamilyDoc. 

A paixão por ampliar ideias e reunir pessoas começou cedo, ele ainda era menino. ‘’Quando era mais novo e ia andar na praia, eu queria sempre seguir até a praia seguinte. Então desde pequeno também já era agregador, era aquele que juntava a galera toda pra jogar bola.’’

Entre um escritório e outro, o espírito empreendedor sempre permaneceu presente na vida de Alexandre. Trilhando seu caminho na medicina, o geriatra acabou tornando-se o Presidente da Sociedade de Geriatria do Ceará. Há seis anos juntou-se a outros médicos e fundou uma clínica de vacinação bem estabelecida em Fortaleza. 

Com uma atuação de quinze anos na medicina geriátrica, as consultas domiciliares também faziam parte da sua rotina. Foi com essa experiência, que Dr. Alexandre percebeu a falha na comunicação que acontecia entre um encontro e outro com os pacientes, além da falta de oferta a um sistema de saúde mais democrático. Então, em 2017, sua mente inquietante o levou a uma nova empreitada, desta vez ao lado de colegas da tecnologia. 

A ideia inspiradora do aplicativo FamilyDoc sempre foi a de conectar a disponibilidade do médico com a necessidade do paciente. ‘’Eu junto aquele que tem o serviço a oferecer com aquele que não sabe que esse serviço está sendo oferecido. É usar a tecnologia a serviço das pessoas.’’ Na consulta marcada através da plataforma, é possível escolher o profissional de saúde pela especialidade, currículo, valor da consulta ou localização. 

A praticidade? É por conta da casa – literalmente – já que em até 3 horas, o médico chega ao lar do paciente. Nesse novo modelo de atendimento domiciliar proposto, Alexandre Cavalcanti oferece uma interlocução médica direta, capaz de alcançar diferentes pessoas e realidades. 

O app FamilyDoc atua no atendimento a todos, do idoso que não pode sair de casa à criança que se machucou na escola. Funcionando apenas como instrumento agregador, o aplicativo não realiza nenhuma interferência na relação médico e paciente. Por isso, Alexandre reforça que o papel da plataforma é, unicamente, estreitar a conexão saudável entre estes dois canais.

A casa que abriga o FamilyDoc ainda é pequena, um discreto escritório de porta vermelha, localizado na Avenida Washington Soares, no Shopping Salinas. Pequeno em espaço, grande nas ambições, Dr. Alexandre acredita na expansão da startup, ainda este ano, para pelos menos mais quatro estados do Nordeste. ‘’Estamos apenas em Fortaleza, mas queremos estar em outras praças. Nossa estratégia é Norte e Nordeste, e quando a gente crescer aqui, seguiremos para o Sul.’’ 

Seguindo os sinais dos tempos, o doutor e empreendedor Alexandre Cavalcanti promove a entrega de suporte médico – do diagnóstico ao tratamento – através da tecnologia acessível. ‘’A tendência é que cada vez mais a gente ofereça agregação de exames, vacinas, remédios, tudo pelo aplicativo, diretamente até o paciente.’’ Motivado pelos avanços tecnológicos e pelo aperfeiçoamento da assistência à população, o médico vislumbra vôos ainda mais altos para a sua plataforma. 

Da inovação surgem modelos alternativos de negócios na medicina que ultrapassam as paredes dos hospitais, consolidando novas etapas no cenário da saúde pública e privada e aprimorando as práticas entre os profissionais da área. Para o FamilyDoc, a versão de serviço domiciliar é, ainda, apenas a primeira etapa do processo. O plano é fazer com que o atendimento ao paciente atravesse continentes. ‘’Se o Conselho Federal de Medicina permitir a consulta por vídeo, nós vamos poder daqui de Fortaleza, por exemplo, atender pessoas que não têm acesso ao sistema de saúde lá fora. O médico estará na sua casa.’’ 

SERVIÇO

Escritório FamilyDoc: Shopping Salinas – Av, Washington Soares, 909 / Bloco K, Sala 10

FamilyDoc Plataforma Web: http://www.familydoc.com.br/

FamilyDoc Facebook: https://www.facebook.com/aplicativofamilydoc/

FamilyDoc Instagram: https://www.instagram.com/appfamilydoc/

Colaboradores

Flávia Bessa

Flávia Bessa

Ver Perfil

Escolheu a Comunicação Social, pois acredita no comunicar mais acessível e representativo. E encontrou no jornalismo, o caminho para a (re)construção dessa nova forma de informar. Uma comediante em ascensão, provavelmente sempre terá uma piadinha pronta pra contar (e rir sozinha).

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Gabriel Lage

Gabriel Lage

Ver Perfil

Cearense, empresário, filmmaker e fotógrafo. Acadêmico de audiovisual pela Unifor. Fã de Star Wars e dos anos 80.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar