Vós

menu
Histórias

Galeria Céu: arte até onde os olhos alcançam

Por Sheyla Castelo Branco

Acredita em Vós

31.out
2017

O projeto chega à sua 4ª edição, desta vez colorindo o Mercado Central com a arte viva e única do Acidum Project

Entre o vento forte e o sol tórrido da capital alencarina, assistimos ao nascimento de uma nova Iracema. Nossa musa ressurge em mais uma edição do projeto Galeria Céu, de Vós, pelas mãos dos artistas Robézio Marques e Tereza de Quinta em um mural de 30 metros na caixa d’água de um dos pontos turísticos mais importantes de Fortaleza, o Mercado Central. Iracema é um símbolo vivo da nossa história que se reconta no grafite do Acidum, um projeto coletivo que há 11 anos espalha arte urbana com um traço único e experimental por Fortaleza e tantos outros lugares mundo afora.

“Nossa Iracema olha para o mar com olhos resignados e uma expressão forte de quem não tem medo do destino, pois ela mesma reescreve sua história. Seus traços são facilmente encontrados em qualquer feira popular da cidade, pois a inspiração da obra foi a nossa gente, é o nosso rosto que se mostra em cada linha de expressão desta mulher tão multifacetada que tentamos mostrar neste trabalho”, explica Robézio que, junto com Tereza, formam o Acidum Project.

O painel “Iracemas” retrata a nossa heroína do dia a dia em três diferentes fases da vida – criança, adulta e idosa – e evidencia símbolos de luta e de sabedoria popular, como o punho desenhado na camisa da Iracema ainda menina, e as plantas na sacola que ela carrega, como a espada-de-são-jorge, a arruda e a comigo-ninguém-pode, que trazem no próprio nome as crendices e saberes populares.

“Nós fizemos um ensaio fotográfico em várias feiras de Fortaleza, e esse trabalho é resultado dessa pesquisa. Não criamos um rosto específico, mas tentamos traduzir as expressões e trejeitos das mulheres que encontramos nas feiras para esta personagem, que carrega um rosto muito comum”, reforça Tereza.

O projeto reafirma também a importância da parceria do Acidum com o Projeto Galeria Céu, de Vós, além da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e os representantes do Mercado Central, dentre tantas outras empresas que apoiaram o projeto. “Esse é um momento muito especial, nós adoramos pintar em casa, e ainda mais em um espaço tão importante dentro de Fortaleza. Espero que a nossa mensagem possa chegar até as pessoas”, conclui.

Os artistas receberam visitas de vários amigos durante todo o processo, além de jornalistas, alunos dos cursos de Design e Comunicação Social e os transeuntes curiosos e encantados.

Colaboradores

Sheyla Castelo Branco

Sheyla Castelo Branco

Ver Perfil

Sheyla Castelo Branco gosta das miudezas, fotógrafa para sentir com mais calma a delicadeza dos instantes , e acredita na vida enquanto possibilidade. É jornalista e se realiza ao contar histórias, precisa sentir a vida na calçada da dona Maria ou no meio do morro de sua cidade. Vive uma verdadeira relação de amor com sua cidade, "Eu não moro em Fortaleza, eu namoro Fortaleza".

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar