Vós

menu
Colunas

O mês dos Quadrinhos Cearenses

Por Daniel Brandão
28.set
2017

Hoje, 28 de setembro, é comemorado o Dia do Quadrinho Estadual, resultado de um projeto de lei do deputado Renato Roseno. Este dia não foi escolhido por acaso, pois coincide com a data de aniversário de Luiz Sá (1907–1979), quadrinista, ilustrador, pintor e animador cearense. Luiz Sá publicou na revista Tico-Tico, a pioneira na publicação de quadrinhos no Brasil, onde criou e desenvolveu seus famosos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona.

Para marcar a data, a Fundação Demócrito Rocha vai apresentar o documentário inédito sobre a “História das HQs no Ceará” no cinema do Dragão do Mar, às 19h30. Este documentário é um dos produtos do projeto HQ Ceará, desenvolvido no segundo semestre de 2016.

Sob o comando do editor Raymundo Netto, o projeto HQ Ceará lançou, dentre outras coisas, um curso básico de Histórias em Quadrinhos à distância. Este curso – que chegou a ter mais de 6200 inscritos no Brasil todo (menos no Acre) – foi agraciado com o troféu HQ Mix, o principal prêmio de quadrinhos do país, na categoria Grande Contribuição. A festa de premiação ocorreu no último dia 17 de setembro.

Hoje, além do documentário, haverá um novo lançamento da Antologia HQ, outro produto importante do projeto HQ Ceará. Finalista do HQ Mix nas categorias Edição Especial Nacional e Publicação Mix, o Antologia HQ é um livro que reuniu histórias em quadrinhos de mais de 30 autores cearenses ou residentes no estado.

Um momento histórico do processo de produção do projeto HQ Ceará está registrado na Antologia: a HQ Saudade, que reuniu oito quadrinistas em um mesmo estúdio num dia de domingo. Com texto de Zé Wellington, revisão de Luís Carlos Sousa, criação de personagens por Thyago Cabral, concepção de layouts por João Belo, desenhos de Walber Feijó, arte-final de Mano Araújo, letras minhas e cores de Dharilya Sales, esta história representa o espírito coletivo de todo o projeto.

Serviço

Documentário A HISTÓRIA DAS HQs NO CEARÁ
28 de Setembro de 2017
Horário: 19:30
Local: Cinema do Dragão do Mar

Colaboradores

Daniel Brandão

Daniel Brandão

Ver Perfil

Trabalha como quadrinista, ilustrador, arte-educador e empresário desde 1996. Já ganhou três prêmios HQ Mix pela publicação Manicomics e trabalhou com diversas editoras, revistas, personagens e empresas nacionais e internacionais, tais como DC Comics, Marvel, Dark Horse, Abril e Maurício de Sousa Produções. É criador dos personagens Liz, Sebastião e Cariawara, e atualmente possui um estúdio próprio em Fortaleza, o Estúdio Daniel Brandão, onde oferece cursos de desenho, quadrinhos e mangá. Em 2016, ganhou o prêmio Al Rio como destaque local e foi coordenador de conteúdo do curso de quadrinhos do projeto HQ Ceará e organizador da Antologia HQ pela Fundação Demócrito Rocha.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar