Vós

menu
Plural

Neuma Figueirêdo, CASACOR e uma parceria de 20 anos

Com Neuma Figueirêdo Por Leilane Freitas, Igor de Melo
10.set
2018

Quando criança, Neuma Figueirêdo escreveu uma carta para o pai onde dizia que um dia iria projetar a casa da família. Apesar de ter um certo apreço pela área de arquitetura e decoração desde muito cedo, a diretora da CASACOR Ceará jamais imaginou que sua vida seguiria por esse caminho.

“A vida acabou que me trouxe pra arquitetura. Faz muito tempo que estou nesse mercado e amo o que faço, mas foi algo que, realmente, foi acontecendo. Fiz um curso de desenho arquitetônico quando tinha uns 16 anos, mas fui fazer faculdade de Engenharia na federal.”

Neuma não chegou a concluir a graduação. O pai faleceu quando ela ainda era adolescente, então ela, a mãe e as irmãs sempre trabalharam muito, até que em 1977 elas abriram uma loja de artesanato que foi batizada como “Nica”, apelido da irmã mais nova de Neuma.

“A Nica começou com um bazar, com pecinhas de barro desenhadas e já foi um enorme sucesso. Minha mãe desenhava, a gente tinha artesãos em Cascavel e as peças eram feitas com exclusividade. A Nica revolucionou o artesanato no Brasil. Quando o Ceará precisava participar de alguma feira sobre artesanato, era a Nica que era convidada para mostrar os trabalhos feitos aqui no estado.”

E a vida foi se encarregando de colocar as pessoas certas na vida de Neuma, como ela mesma diz, “graças a Deus até agora só entrou gente de bem na minha vida.” Assim ela foi conquistando espaço e reconhecimento no mundo da arquitetura e decoração, até ser chamada para dirigir a primeira CASACOR no Ceará. O convite veio diretamente da Olga Krell, um dos grandes nomes da decoração do Brasil. “Ela era uma das conselheiras do evento e foi uma verdadeira madrinha para mim.”

A CASACOR chega a sua 20ª edição no Ceará, sempre dirigida por Neuma. “A edição deste ano vai ser surpreendente. Eu já estou é preocupada em como vamos conseguir superar essa edição no próximo ano.” O imóvel escolhido para sediar o evento desse ano é um verdadeiro ícone da arquitetura brasileira. É um dos poucos imóveis projetados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi que ainda existe. “Fizemos a edição de 2009 aqui e foi sucesso, por estar em uma ótima localização e a própria arquitetura é uma atração à parte. Esse imóvel é do grupo J Macedo, já foi moradia e holding da família.”

Uma das novidades deste ano é que uma nova edição do Plural, num formato reduzido, vai acontecer aos domingos durante dois meses de exposição da CASACOR Ceará. Doze convidados irão palestrar e conversar com o público sobre ideias para uma Fortaleza mais plural e menos desigual. Entre os confirmados, Zé Filho, criador da Ahazando; Fabrini Andrade, do Instituto Povos do Mar; Padre Rino Bonvini, para conversar sobre saúde mental e social.

Serviço

A programação completa do Plural pode ser conferida nas nossas redes sociais:

Instagram Vós 
Facebook Vós

Instagram Plural 
Facebook Plural

Mais informações sobre a CASACOR Ceará 2018 podem ser acessadas pelo site e redes do evento:

Site CASACOR
Instagram CASACOR 

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar