Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Nordwest: pense num negócio invocado!

Com Gustavo Lobo Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

27.set
2017

Se tem uma coisa que faz o cearense ser conhecido (e reconhecido) é o humor. No início deste ano foi até sancionada a Lei Chico Anísio, que reconhece essa característica como patrimônio imaterial cultural do Ceará e leva o nome de um dos seus mais relevantes representantes do nosso estado.

A gente tende a encarar os problemas de maneira mais positiva e ser criativos nas soluções. Esse nosso jeitinho se reflete na maneira como encaramos a vida e até nos negócios.

Em 2006, quando a fábrica de confecção da família já não conseguia mais dar tanto lucro, Gustavo Lobo sentiu que era hora de inovar e criar uma marca própria, então foi amadurecendo as ideias que surgiam junto com os irmãos Leonardo e Julyana Lobo.

Gustavo sempre foi o cara brincalhão da escola, da turma de amigos e da família. Então ele decidiu unir sua veia cômica com o regionalismo e criou a Nordwest Camisetas. “No início o W era em vermelho, pra chamar atenção. Pra você sacar o W e formar Nordeste. Era também uma maneira de chegar naquela galera que gosta de comprar coisas em inglês, era meio que uma pegadinha.”

As primeiras criações sempre faziam algum tipo de piada com grandes marcas do mercado ou tinham alguma pegada regionalista. Ele e os irmãos usaram o Orkut – R.I.P – para começar a divulgar as camisetas. Os amigos próximos foram gostando da ideia e passando adiante, até que Gustavo viu que o negócio tinha futuro e começou a levar os produtos para vender em estabelecimentos na orla de Fortaleza.

“Tudo começou no peito e na raça. A gente foi fazendo as coisas e divulgando, mas sem planejar muito bem. Tivemos alguns momentos ruins e observei que tínhamos que organizar as coisas. Então nós buscamos consultoria de negócios que nos colocou na linha de novo.”

A loja já funcionou em outros endereços, mas há 9 anos está no segundo piso do Shopping Benfica. Se você parar por cinco minutos no corredor, vai observar quantas pessoas passam pela vitrine, se encantam e riem com as frases e estampas das camisetas que ficam expostas.

“Eu costumo dizer que a gente diz um pouco do que as pessoas gostariam de dizer para outras, mas não sabem muito bem como fazer isso, então elas demonstram em forma de camiseta. A Nordwest é mais que uma loja de venda de camiseta, a gente trabalha com sentimento.”

Há 11 anos, desde que Gustavo deu o pontapé inicial dessa história, muita coisa mudou. Muitos desafios apareceram e muito foi aprimorado. Além das camisetas, é possível encontrar artigos de decoração, canecas e livros. Tudo isso disponível na sede do shopping, na loja de fábrica, pelo e-commerce e nos estabelecimentos parceiros em várias cidades do estado e do Nordeste.

Ah… E se você tem alguma ideia que acha que ficaria bem em alguma camiseta da marca, não se acanhe, não! As criações da Nordwest funcionam de maneira colaborativa, muita coisa é criada pelo Gustavo e pela equipe, mas sugestão de amigos e clientes são sempre muito bem vindas.

Serviço

Nordwest Camisetas Invocadas
Shopping Benfica – Av. Carapinima, 2200 – Benfica
Contato: 85 3247.1618
Site: www.nordwest.com.br
Instagram: @nordwest
Facebook/nordwestcamisetas  

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar