Vós

menu
Guia

Orgânico para todos os gostos e endereços

Por Felipe Gomes, Igor de Melo, Dalila Castro

Acredita em Vós

05.set
2016

A Dinamarca, país europeu com uma população estimada em pouco mais de 5 milhões de habitantes, se prepara para conseguir até 2020 duplicar a extensão atual de terra cultivada organicamente. O país já é, no mundo, o com maior desenvolvimento e amplitude de comércio nessa área. Os esforços fazem parte de um audacioso plano, que visa transformar o país em um potência em orgânicos, com 100% de sua agricultura cultivada de forma sustentável.

A preocupação com o que se come e com sua procedência é uma realidade de boa parte da população mundial hoje em dia, inclusive aqui no Brasil. Nas grandes cidades, como Fortaleza, o consumo de produtos industrializados é muito grande, mas já existem iniciativas simples que estão virando esse jogo.

Muito ainda há a ser feito, mas qualquer uma das pequenas iniciativas e estabelecimentos dedicados à causa são uma gotinha a mais naquele pote onde a gente guarda a esperança. Resolvemos reunir alguns exemplos legais de locais perfeitos pra você descolar aquela feirinha semanal. E não esqueça: a lista de compras é só sugestão. Quem dirá mesmo o que será levado pra casa, semana após semana, é a natureza.

Feira de Produtos Orgânicos do Shopping Iguatemi

Point de saúde no meio do estacionamento azul do shopping, a feira já virou tradição nos fins de semana do Iguatemi. Todos os sábados, de 9h às 14h, a pressa das compras dá lugar a tranquilidade dos exigentes clientes que conferem fruta por fruta e legume por legume.

A feira é resultado de uma parceria entre o shopping e a empresa Nagaura Orgânicos, responsável pela venda e distribuição de todos os produtos orgânicos cultivados pela APOI (Associação dos Produtores de Orgânicos da Ibiapaba) e estará disponível durante todos os fins de semana até o fim do ano.

Koji Nagaura, organizador do evento, acredita que feiras como essa são importantes, pois atendem um demanda crescente da população que, cada vez mais, está à procura de opções mais saudáveis de alimentos.

“A ideia sempre foi convidar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável. Começamos esse trabalho com a loja, onde ainda atendemos durante a semana, e hoje também estendemos esse serviço ao estacionamento do Iguatemi. Temos um público bem fiel por lá. Os clientes buscam principalmente os sucos prensados a frio, que são basicamente sucos naturais, sem água e sem adição de açúcar ou qualquer tipo de outro componente é apenas a fruta pura”.

Serviço:
Feira de Produtos Orgânicos do Iguatemi
Todos os sábados – 9h às 14h
Local: Shopping Iguatemi (Estacionamento Azul)

Feira Agroecológica do Benfica

O mercado de orgânicos em Fortaleza é tão acolhedor, que é comum ouvir histórias de consumidores que passaram a empreender nesse mercado. Ana Paula é um desses casos. De tanto frequentar a Feira Agroecológica do Benfica, a professora por formação se tornou uma das comerciantes dos produtos.

A feira, além de comercializar produtos orgânicos, também é concebido como um espaço para discussões ligadas à diversas áreas da vida. Temáticas como parto humanizado e descarte correto de lixo são abordados durante a realização da feira que ainda conta com apresentações musicais.

Serviço:
Feira Agroecológica do Benfica
Ocorre quinzenalmente aos sábados – 7h ao meio-dia
Avenida Treze de Maio, 2311 – Benfica

Portal do Orgânico

Muito antes dos produtos orgânicos virarem moda e fazerem a cabeça e os carrinhos de compra daqueles que aderiram a moda fitness, o Portal do Orgânico já atendia as necessidades de quem buscava o sabor de produtos fresquinhos e sem qualquer tipo de processo industrial.

Os alimentos são colhidos às segundas e quintas na Fazenda Carcará, fornecedora do estabelecimento. E a partir daí, é sagrado! Terças e sextas no Portal do Orgânicos é dia de verde mais verde, sabor inconfundível e uma qualidade que só produtos naturais podem trazer.

Sandra Soares, dona do estabelecimento, explica que o diferencial do Portal do Orgânico é a forma acolhedora com que o negócio é gerido. Empreendimento familiar, é um daqueles lugares em que todos ajudam em alguma coisa. “A gente se preocupa muito com nosso consumidor final, fazemos trimestralmente pesquisa de satisfação em que inclusive o aspecto preço e contemplado”.

Serviço
Portal do Orgânico
Segunda a Sexta: 7h às 17h e Sábado 07h às 15h
Local: Rua Walter Bezerra de Sá – Dionísio Torres

Sabores Orgânicos

Restaurante conhecido por unir sabor e saúde. O Sabores Orgânicos é uma ótima opção para quando não sobrar aquele tempinho pra ir para a feira.

Serviço:
Sabores Orgânicos
Rua Eduardo Salgado, 1300, Aldeota
Segunda a Domingo – 18h30 às 23h30]

Feira do Mercado dos Pinhões

Idealizada pela ADAO (Ass. para o Desenv. da Agropecuária Orgânica) existe desde 1997 e é pioneira no Brasil. Ela tem uma feira todas as terças no Mercado dos Pinhões

Serviço:
Feira orgânica da ADAO-CE (Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica)
Mercado dos Pinhões, Praça Visconde de Pelotas, Centro
Todas as terças de 5h às 13h

Colaboradores

Felipe Gomes

Felipe Gomes

Ver Perfil

Soube desde de cedo que iria ser jornalista. Com as histórias de uma Fortaleza de outros tempos, contadas pela bisavó, aprendeu a ouvir. Entrou na faculdade para falar de coisas. Saiu querendo falar de pessoas. Valoriza o olho no olho, admira o cinema francês e adora música.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Dalila Castro

Dalila Castro

Ver Perfil

É apaixonada por filmes que não são da sua época, roupas de brechós, discos imortais. Adora sentir a intensidade do vento e dos afetos nas noites da cidade, carregando sua bagagem de sotaques e histórias de todo o Brasil. Ela tem necessidade de movimento e, feito girassol, vai em direção a luz.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar