Vós

menu
Histórias

Um passeio pelo País das Maravilhas em Fortaleza

Por Luiza Carolina Figueiredo, Igor de Melo

Acredita em Vós

13.out
2017

Sempre houve algo que me fascinava (e até mesmo assustava) dentro do universo de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho. Esse universo nonsense onírico e fantasioso criado por Lewis Carroll, pseudônimo do matemático britânico Charles Lutwidge Dodgson, tem seu quê de atrativo e absurdo que encanta.

Não à toa, as peripécias da jovem “sonhadeira” Alice Liddell vem sendo adaptada, readaptada, interpretada e reinterpretada, sem falar nas infindáveis reedições e publicações – eu mesmo tenho minha quota de colecionadora dessa loirinha -, quer seja no papel, no palco, nas telinhas, nas telonas, nas peças de uma mesa de chá ou numa exposição, desde o lançamento do primeiro livro há 152 anos.

Falando em exposição… Num é que Fortaleza está recebendo uma? Uma experiência. Na verdade, um passeio que começa na criação do livro, com Charles Dodgson num barco, passeando pelo rio Tâmisa, contando uma história de improviso para as irmãs Liddell. Dentre elas estava Alice, aquela que emprestaria o nome para a menina que correria atrás do Coelho Branco.

O passeio começa ao longo de várias edições do livro lançadas ao longo desses 152 anos e colecionadas pela curadora Adriana Peliano, que estuda a obra de Lewis Carroll e suas influências há mais de 30 anos, abordando todo seu surrealismo nonsense, criatividade, curiosidade, filosofia, transformação e o que mais der para encontrar por lá.

É chegada a hora de dar uma de Alice e seguir o Coelho. A exposição vira uma grande experiência interativa em 12 ambientes que percorrem toda a história do filme Alice no País da Maravilhas, animação adaptada pela Disney em 1951. Passamos, assim, pelo buraco do Coelho, caímos nele, aumentamos e diminuímos de tamanho, vemos o Gato de Cheshire aparecer e desaparecer diante dos nossos olhos, somos convidados para a mesa de chá do Chapeleiro Maluco, participamos do tribunal de cartas… E tudo isso só para citar alguns exemplos.

Até que aparece aquele que já se tornou um jargão popular: “Acorda, Alice!” Hora de voltar à realidade e deixar toda aquela experiência para trás. Sorte que temos livros, filmes, séries, quadrinhos e mais uma ruma de coisa que sempre vem sendo feita. Assim, essa é uma experiência que nunca termina.

Mas esta específica tem prazo final: vai só até o dia 15 de outubro. Então, quem quiser conferir, é melhor não perder tempo sonhando.

Serviço

Experiência Alice no País das Maravilhas
Shopping Iguatemi, ao lado do Outback – Avenida Washington Soares, 85 – Água Fria
De 15 de setembro a 15 de outubro, das 11h às 21h
Ingresso: R$ 25 (inteira)

Colaboradores

Luiza Carolina Figueiredo

Luiza Carolina Figueiredo

Ver Perfil

Apesar de jornalista, sonha com ficção e, por isso, fica animada em ouvir os causos dos outros - quem sabe não tira inspiração para um futuro romance? Acredita que, se escrever de tudo um pouco, um dia vai conseguir a história que realmente quer. Leitora compulsiva, está sempre com um livro ou HQ nas mãos (ou na bolsa). É meio tímida, mas tem um bichinho tagarela dentro dela que, quando começa a falar, quase não para. E se a conversa for geek, então...

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar