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Inovar para Crescer

Quando a Moda encontra a Engenharia de Dados

Com Orlando Lustosa Por Flávia Bessa, Igor de Melo, Gabriel Lage

Acredita em Vós

27.dez
2019

Como definir um inusitado encontro entre a Moda e a Ciência de Dados? Esse ‘’alinhamento de planetas’’ tão distantes uniu três engenheiros, uma professora e um designer no desenvolvimento de uma empresa digital de moda com propósitos sustentáveis: a Flee.

O start para a criação da marca foi dado pelo cearense Orlando Lustosa, em 2014. Ao lado de sua mãe, Cássia Lustosa, o empreendedor percebeu no mercado nacional uma discrepância entre os preços de roupas de banho femininas. “Será que não existiria a possibilidade de criar um segmento intermediário que carregasse uma identidade de estilo, com um preço justo?”

Para além do sol e mar, os outros dois engenheiros, César Cunha e Leonardo Esmeraldo, chegaram agregando com a construção da leitura comercial dos dados da empresa. Entre linhas e recortes, o designer Breno Braga também entrou para o time da Flee, contribuindo na composição da sua identidade fashion.

A marca cearense já nasceu com o sonho de ser o ‘’maior e-commerce de moda leve do Brasil’’. A mobilidade dos biquínis da Flee propõe celebrar a liberdade do corpo de cada mulher. Na leveza de cada peça desenvolvida, alguns pontos são essenciais: ‘’tem que caber na mala, amassar pouco e ser multifuncional.’’

E é nesse percurso do site para a mala de viagem que a ciência e o design da marca se conectam. ‘’O e-commerce é um tipo de mercado em que se trabalha muito com números, e a nossa aposta sempre foi em eficiência operacional. A forma de tornar aquele design escalável e acessível às pessoas passa por um processo industrial que dominamos. É um mercado analítico, sendo um grande trabalho de engenharia de dados.’’

Embora a Flee já tenha muito bem definido o seu posicionamento na moda, os processos criativos das peças são feitos de forma colaborativa, agregando múltiplos estilos à marca. Mensalmente, um diferente designer cria novas coleções para o e-commerce. E a mistura fashion não se limita apenas a artistas cearenses, há espaço na bagagem para referências e vivências de estilistas de todo o Brasil.

Atuando diretamente no mercado online com o varejo, a frequência e a quantidade das produções acontecem em uma dinâmica mais rápida, por isso, todo dia um novo modelo de peça chega no site da Flee ‘’É preciso ser audacioso o suficiente pra compreender que, de um lado, precisa manter uma identidade para a sua marca, e do outro você tem que estar sempre ressignificando a cara dela.’’

Além da fonte de estilo transmutável, os biquínis e maiôs da Flee são desenvolvidos a partir de materiais biodegradáveis e naturais. O DNA sustentável da marca acompanha processos que atravessam o eixo da produção e do produto. ‘’Para além dos materiais que são usados, ser sustentável diz respeito também a sustentabilidade econômica. É, também, sobre a sustentabilidade de processos dentro da marca. Estes estão estressando ou conduzindo as pessoas para que consigam manter esses processos funcionais? Para nós, a sustentabilidade não é definida por um ponto de chegada, ela é um caminho.’’

Com as inconstantes tendências estabelecidas por um desejo que muda de um dia para o outro, manter-se sustentável é um grande desafio para quem trilha uma moda consciente. ‘’Se esses ciclos forem cada vez menores, isso significa desperdício cada vez maiores, e ninguém ganha com isso, nem o consumidor, nem a empresa, nem o meio ambiente.’’

Com mais de 20 coleções lançadas, ultrapassando os 3 milhões de acessos no site, a Flee encerra o ano de 2019 com a decisão de abrir a sua fábrica em Fortaleza para auxiliar as produções de outras empresas brasileiras. ‘’Começou a chegar cliente de vários estados do Brasil solicitando por uma produção sob medida’’. Mantendo sua essência analítica, a ideia da marca cearense é compartilhar o conhecimento comercial acumulado e agregar (reais) valores ao mercado da Moda.

SERVIÇO

Use Flee

Endereço: R. Pereira Valente, 715 – Meireles, Fortaleza – CE,
Telefone:  (85) 3023-0006
Site: useflee.com
Facebook: /usefleebr 
Instagram: @useflee

Colaboradores

Flávia Bessa

Flávia Bessa

Ver Perfil

Escolheu a Comunicação Social, pois acredita no comunicar mais acessível e representativo. Encontrou no jornalismo, o caminho para a (re)construção dessa nova forma de informar. Uma comediante em ascensão, provavelmente sempre terá uma piadinha pronta pra contar (e rir sozinha).

Igor de Melo

Igor de Melo

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É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Gabriel Lage

Gabriel Lage

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Cearense, empresário, filmmaker e fotógrafo. Acadêmico de audiovisual pela Unifor. Fã de Star Wars e dos anos 80.

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