Vós

menu
Colunas

[Sou do Ceará] - 10 coisas que só quem mora ou morou em Beberibe já fez

Por Elis Priscila
25.jul
2016

1- Brincou no mela-mela

No carvaval de Beberibe não pode faltar o bom e velho mela-mela. Você entra limpinho, mas com tantos ingredientes usados pelo pessoal você pode sair com um bolo, uma tapioca… em alguma parte do seu corpo.

2- Brigou por causa de política

Política aqui é como jogo de futebol, cada um escolhe seu lado e briga mesmo de ficar até de mal, mas há uma peculiaridade: caso o seu “time” perca você pode virar a casaca e tudo bem.

3- Comprou roupas para festas de padroeiros

Nas festas dos padroeiros as pessoas compram as melhores roupas! É o grande momento de mostrar devoção e os muitos modelitos de arrasar.

4- Ir ao parque depois das missas

Quem não ia a missa rezando pra acabar logo pra poder ir brincar nos parques? Ainda hoje, depois das missas na festa da Sagrada Família no centro de Beberibe, as pessoas saem correndo pra pegar a fila do carrinho bate-bate e fazer a revanche com aquela pessoa que bateu no seu carro.

5- Já falou que vai pra Beberibe

“Ei, tu vai pra onde? Vou pra Beberibe.” Não se espante se ouvir alguém falar isso pela cidade. Beberibe é um município muito grande, então os moradores dos distritos têm esse costume de citar o centro da cidade como o nome do município. É estranho pros de fora, mas pra quem mora aqui estranho seria se não fosse assim.

6- Já foi na Vaquejadas de Alexandre

Era um dia pra tirar a barriga da miséria, dançar no barro, andar a cavalo, arrumar um broto e beber tanto de voltar melado pra casa. Segundo os mais antigos, esse é que era um tempo bom!

7- Já foi em uma regata

Numa cidade praiana não poderia faltar uma regata! As jangadas dentro do mar apostando corrida e todo mundo na praia torcendo a espera do grande vencedor. E as regatas de jegue, então? Brincadeiras à parte, a regata é parte importante de nossa cultura.

8- Já foi alvo de algum palhaço em um circo

Cidade de interior sempre vem um circo pra animar a galera. Mas você  já entra procurando sentar o mais longe possível do picadeiro, porque sabe que se um dos personagens gostar de você, a piada com certeza já tem alvo certo.

9- Fez farinhadas

Espreme, descasca, rala mandioca. É uma fartura! E o pessoal mais come do que faz a farinha. No final da farinhada tem até o beiju do pau: bota o beiju na mesa e todo mundo dá de pau.

10- Já ouviu música no meio dá rua

As ruas de Beberibe têm sua própria trilha sonora. A rádio comunitária aqui é no meio da rua com várias caixinhas espalhadas pelo centro da cidade. Você pode ouvir aquela música do Safadão enquanto vai até o mercadinho ou até mesmo se declarar publicamente para o seu esqueminha.

Colaboradores

Elis Priscila

Elis Priscila

Ver Perfil

Estudante de Publicidade e DJ. Há 10 anos na capital, veio de Beberibe para estudar. Encontrou na música um meio de transmitir sensações e melhorar um pouco o dia das pessoas.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar