Vós

menu
Histórias

Um jornalista pautado pelo bairro Antônio Bezerra

Com Inácio Rocha Por Jonathan Silva, Igor de Melo, Gabriel Lage

Acredita em Vós

01.nov
2019

Fundado em 1937, o bairro Antônio Bezerra coleciona histórias. A começar pelo nome de origem. Inicialmente batizado como “Barro Vermelho”, por conta da coloração da terra no período pré-urbanização, o então distrito foi se modernizando com estação ferroviária, capela, feira comercial, cemitério público e a chegada da energia elétrica. As transformações ainda seguem, e o jornalista Inácio Rocha está atento a todas elas.

“Eu sou de uma família que tem raízes aqui no bairro. A minha vó nasceu aqui em 1907”, justifica Inácio. A ligação com a comunidade o motivou a criar o site Bairro Antônio Bezerra (BAB). Na ativa desde 2005, é o primeiro site de bairro da cidade. É no portal que os leitores acessam notícias, assistem reportagens, ficam por dentro dos eventos do bairro e acompanham colunas especializadas escritas por outros moradores.

O site BAB começou de maneira despretensiosa e autodidata, quando Inácio ainda trabalhava como professor de Informática em uma escola pública da região. Tudo é feito em casa, com auxílio da esposa Viviane Rocha e da filha Victória. A família divide as obrigações de fotografia, vídeo e redação das matérias. Nos encontros com demais colaboradores, eles discutem pautas e recebem dicas dos moradores.

Inicialmente, a proposta era informar a população que desconhecia a história do bairro, algo que o próprio autor já conhecia. Pouco antes de criar o site, Victória, que na época tinha 8 anos, perguntou ao pai quem era Mister Hull (1872 – 1951), engenheiro britânico responsável pela construção da primeira estrada de ferro no Ceará. Ele também não sabia, mas pesquisou e repassou a informação. Logo após, o lampejo criativo veio. “Poxa, por que não passar para os demais?”

Após dez anos de site, o conteúdo migrou da internet para as capas de revista. Em pleno boom da internet, Inácio lançou a Revista BAB. “A revista sai com uma primeira edição e já começaram a pedir mais informações sobre o bairro. Gostaram daquela forma impressa.” As edições trazem temáticas comuns em qualquer veículo tradicional: empreendedorismo, terceira idade, moda, saúde, negritude e amamentação. O diferencial é trazer esses temas para o âmbito do Antônio Bezerra.

“Estamos sempre, a cada três meses, trazendo temas que sejam pertinentes para uma discussão e debate e saber que estamos nessa realidade.” A publicação é trimestral, atualmente na 15ª edição, com 5 mil exemplares. Inácio as distribui gratuitamente em praças, mercados, escolas e lojas. “A minha felicidade é ela [revista] estar circulando em Fortaleza. Tem alguns pontos que pedem para que a gente vá deixar lá na sua recepção, empresa, hotel.”

O conteúdo não atraiu somente leitores, mas investidores. São empreendedores locais que anunciam no site e na revista, com o tamanho do banner a ser negociado com Inácio. Uma forma de manter o jornalismo sustentável. “Uma via de mão dupla. O site agrega valor à sua empresa e aquela empresa agrega valor valor também ao site ou a revista do bairro Antônio Bezerra.”

Por consequência do trabalho, o nome do site/revista BAB esteve presente em três premiações. Por dois anos consecutivos, em 2011 e 2012, o portal alcançou o terceiro lugar no Prêmio Sefin, oferecido pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal das Finanças. A revista foi homenageada pelo Hemoce, como forma de gratificar a divulgação feita por veículos colaboradores. Para Inácio, “esses prêmios que estamos recebendo por toda a Fortaleza mostra que esse trabalho está sendo muito gratificante.”

Com 14 anos de site, Inácio pôs na rede tudo o que conseguiu coletar de informações, atuais ou históricas, sobre o bairro onde vive. Fez com que a comunidade estivesse nas capas de revistas para ilustrar os mais variados assuntos. “A gente tem sempre essa necessidade de apresentar para todos que os nossos moradores são protagonistas da nossa história.” Das pautas do cotidiano à cidade, a linha editorial que o move é o Antônio Bezerra.

SERVIÇO

Site: bairroantoniobezerra.com.br/BAB/

Revista BAB: issuu.com/revistabab

Facebook: facebook.com/bairroantoniobezerra.com.br/

Telefone: (85) 9 8633-9404

Colaboradores

Jonathan Silva

Jonathan Silva

Ver Perfil

Garoto diferentão do Bom Jardim, entrou no Jornalismo com a intenção de escrever sobre música, uma paixão herdada da mãe. Hoje usa essa ferramenta para escrever sobre o cotidiano, a cidade, pessoas especiais, artes, fatos marcantes e a luta nossa de cada dia pela dignidade. Se não fosse jornalista, com certeza seria um astro insano do rock.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Gabriel Lage

Gabriel Lage

Ver Perfil

Cearense, empresário, filmmaker e fotógrafo. Acadêmico de audiovisual pela Unifor. Fã de Star Wars e dos anos 80.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar