Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Um Nos Dois: o laço de amor que virou negócio

Com Júlia Azul e Branca Costa Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

12.dez
2017

O artesanato tem inegável importância cultural e econômica no nosso estado. O Ceará é reconhecido dentro e mesmo fora do país pelos diversos tipos de trabalhos manuais feitos por aqui. A atividade tem um baixo impacto ambiental e muitas vezes utiliza material reciclável na sua produção, conquistando,entre seus admiradores, aqueles preocupados com o futuro do nosso planeta.

Júlia Azul sempre teve um certo apreço em cuidar de plantas e mantinha um pequeno jardim em casa. Quando o seu filho começou a crescer, o lugar acabou se tornando um espaço de brincadeiras para o pequeno. “Ele começou a arrancar as folhas e logo vi que isso não ia dar muito certo, eu tinha que arrumar alguma maneira de suspender os vasos”. Ela começou a pesquisar uma solução e acabou se deparando com uma técnica antiga de artesanato muito usado em decoração de ambientes: o macramé.

O que seria uma solução para o jardim de Júlia, acabou se tornando uma ideia de um novo negócio para ela e Branca Costa, sua mãe. “Cresci vendo ela e minha avó fazendo diversos tipos de trabalhos manuais. Então mandei uma foto com exemplos do que eu queria, perguntei se ela sabia fazer e algumas horas depois mandou uma foto mostrando que ela tinha feito”.

E assim começa a história da Um Nos Dois, uma empresa que une o dom e a experiência de uma mãe com artesanato e o conhecimento da sua filha em arquitetura e design. Branca aprendeu a técnica do macramé ainda criança. “Eu observava a minha mãe fazendo e assim comecei a fazer pulseirinhas pra vender na escola. Não só isso. Eu também fazia crochê, tricô e bordado, aprendi só de ver”.

Macramê é uma espécie de nó utilizado para tecer fios e, a partir disso, dar formas para diversos itens de decoração, bijuterias e tudo mais que a criatividade permitir. É desse tipo de negócio que Branca e Júlia fazem a própria renda e começaram a ser reconhecidas dentro e fora do estado. Já participaram quatro vezes da CasaCor Ceará mostrando seus produtos e novas ideias de decoração.

“Nosso produto é mobile, o macramê. Mas temos parceiros de vasos e plantas e ainda terceirizamos serviço de instalação. Então, quando o cliente contrata a gente, nós damos essa opção: ou ele compra só o produto ou o serviço completo que é o produto mais planta, vaso, entrega e instalação. Também fazemos um pós venda que é como um assessoria sobre a manutenção das plantas, de como cuidar delas”.

Uma das grandes satisfações que a Um Nos Dois proporciona às duas, além de trabalhar juntas, é sentir a felicidade dos clientes ao ver a transformação nas suas casas. Com bom humor, alegria e uma presença calorosa, o que Branca e Júlia mais costumam ouvir é que trazem vida para todo lugar onde vão.

Serviço

Um Nos Dois
Contato: (85) 99944.3777 e (85) 99982.7441
Instagram: @umnosdois

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Procura enxergar coisas boas em tudo, mesmo nas piores intenções. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar