Vós

menu
Colunas

[Deu Certo] - Um Nos Dois: o laço de amor que virou negócio

Com Júlia Azul e Branca Costa Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

12.dez
2017

O artesanato tem inegável importância cultural e econômica no nosso estado. O Ceará é reconhecido dentro e mesmo fora do país pelos diversos tipos de trabalhos manuais feitos por aqui. A atividade tem um baixo impacto ambiental e muitas vezes utiliza material reciclável na sua produção, conquistando,entre seus admiradores, aqueles preocupados com o futuro do nosso planeta.

Júlia Azul sempre teve um certo apreço em cuidar de plantas e mantinha um pequeno jardim em casa. Quando o seu filho começou a crescer, o lugar acabou se tornando um espaço de brincadeiras para o pequeno. “Ele começou a arrancar as folhas e logo vi que isso não ia dar muito certo, eu tinha que arrumar alguma maneira de suspender os vasos”. Ela começou a pesquisar uma solução e acabou se deparando com uma técnica antiga de artesanato muito usado em decoração de ambientes: o macramé.

O que seria uma solução para o jardim de Júlia, acabou se tornando uma ideia de um novo negócio para ela e Branca Costa, sua mãe. “Cresci vendo ela e minha avó fazendo diversos tipos de trabalhos manuais. Então mandei uma foto com exemplos do que eu queria, perguntei se ela sabia fazer e algumas horas depois mandou uma foto mostrando que ela tinha feito”.

E assim começa a história da Um Nos Dois, uma empresa que une o dom e a experiência de uma mãe com artesanato e o conhecimento da sua filha em arquitetura e design. Branca aprendeu a técnica do macramé ainda criança. “Eu observava a minha mãe fazendo e assim comecei a fazer pulseirinhas pra vender na escola. Não só isso. Eu também fazia crochê, tricô e bordado, aprendi só de ver”.

Macramê é uma espécie de nó utilizado para tecer fios e, a partir disso, dar formas para diversos itens de decoração, bijuterias e tudo mais que a criatividade permitir. É desse tipo de negócio que Branca e Júlia fazem a própria renda e começaram a ser reconhecidas dentro e fora do estado. Já participaram quatro vezes da CasaCor Ceará mostrando seus produtos e novas ideias de decoração.

“Nosso produto é mobile, o macramê. Mas temos parceiros de vasos e plantas e ainda terceirizamos serviço de instalação. Então, quando o cliente contrata a gente, nós damos essa opção: ou ele compra só o produto ou o serviço completo que é o produto mais planta, vaso, entrega e instalação. Também fazemos um pós venda que é como um assessoria sobre a manutenção das plantas, de como cuidar delas”.

Uma das grandes satisfações que a Um Nos Dois proporciona às duas, além de trabalhar juntas, é sentir a felicidade dos clientes ao ver a transformação nas suas casas. Com bom humor, alegria e uma presença calorosa, o que Branca e Júlia mais costumam ouvir é que trazem vida para todo lugar onde vão.

Serviço

Um Nos Dois
Contato: (85) 99944.3777 e (85) 99982.7441
Instagram: @umnosdois

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar