Vós

menu
Histórias

Um recanto para o bem

Com Irmã Inês Por Felipe Gomes, Igor de Melo

Acredita em Vós

21.dez
2017

O número 3106 da Avenida da Universidade se revela, já na primeira olhada, diferente do ritmo da via conhecida pelo vai e vem de estudantes universitários. O muro amarelo guarda um recanto de paz com o nome de Sagrado Coração de Jesus. Aos cuidados da Irmã Inês e Josenira, o espaço recebe idosas que precisam de uma atenção especial ou de um lugar para morar.

Muitas delas são levadas pela própria família, que enfrentam dificuldades para se dedicar às senhoras que demandam uma atenção especial. Segundo Irmã Inês, algumas situações são mais extremas. “Já houve casos em que fomos resgatar um idosa da rua, demos todo o acolhimento e trouxemos para cá”. O Recanto Sagrado Coração de Jesus conta com algumas cuidadoras e, justamente por oferecer todo esse suporte, o custo de manutenção da obra é muito alto.

Maria Vilani é uma das muitas senhoras acolhidas pelo Recanto Sagrado Coração de Jesus. Mas ela mesma escolheu estar lá, pois percebia que precisava de cuidados especiais e a família, por conta do trabalho e das ocupações de cada um, não tinha como oferecer. “Eu quis estar aqui. Pedi para eles me trazerem. Como sempre fui muito católica, conhecia o lugar e achei que era a hora de vir. Todos os fins de semana eles vem me buscar e eu durmo lá e fico com todos. É melhor que eu esteja aqui. Caso aconteça alguma emergência, tudo fica mais fácil”, conta a aposentada, enquanto segura em suas mãos o livro que escreve de próprio punho.

As anotações contam sua história de cura. Para ela, um milagre. “Tive câncer e pedi ao médico que me avisasse quando meu tempo estivesse acabando pra eu resolver questões burocráticas. Um dia ele me chamou e disse que era chegada a hora. Uma das coisas que fiz depois disso foi ir até a igreja, comecei a orar e me apeguei muito com Deus. Comecei também a estudar de forma mais aprofundada a história de diversos santos e a resumi-las. O padre tinha me indicado a bíblia, mas eu já tinha lido inúmeras vezes. Depois de um tempo, fiz voto de pobreza, passei aos poucos a viver com muito menos e fui passando. Um dia fui ao médico e estava curada. Foi um milagre”.

Além das senhoras idosas como Vilani, a instituição passou há alguns anos a trabalhar com moradores de rua. Irmã Inês é quem se dedica especialmente a essa ramificação do trabalho. Em uma outra ala mais isolada, os moradores de rua têm a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes e ter acompanhamento espiritual e psicológico. A casa não tem como abriga-los ainda, mas abre as portas desde cedinho para os que chegam à procura de alimetação.

“Eles vêm, muitas vezes tiram um cochilo e almoçam por volta de dez e meia da manhã. Ficam aqui até quase meio dia. Tanto na questão da alimentação como na da manutenção da casa contamos com a ajuda de várias pessoas. A última foi do Iguatemi. A Renata Jereissati esteve aqui e nos falou sobre as Bolinhas do Bem que, neste ano, terá a venda revertida para a nossa obra”, explica Irmã Inês, que usará o dinheiro para investir em melhorias no espaço físico do refeitório e na compra de material para os cursos profissionalizantes.

O projeto Bolinhas do Bem é uma iniciativa do Shopping Iguatemi que existe desde 2015 e já beneficiou diversas outras instituições, como a Associação Peter Pan. Comercializadas na Loja do Bem, que esse ano foi aberta em outubro, as bolinhas desta vez serão um incentivo a mais para que as irmãs vicentinas do Recanto Sagrado Coração de Jesus continuem sua obra em prol dos idosos e moradores de rua.

Serviço

Recanto Sagrado Coração de Jesus
Endereço: Av. da Universidade, 3106 – Benfica
Telefone: (85) 3281-4139

Loja do Bem
Shopping Iguatemi Fortaleza – Próximo à Praça de Convivência da Expansão
Telefone: (85) 3477-3560

 

Colaboradores

Felipe Gomes

Felipe Gomes

Ver Perfil

Soube desde de cedo que iria ser jornalista. Com as histórias de uma Fortaleza de outros tempos, contadas pela bisavó, aprendeu a ouvir. Entrou na faculdade para falar de coisas. Saiu querendo falar de pessoas. Valoriza o olho no olho, admira o cinema francês e adora música.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar