Vós

menu
Histórias

Um refúgio histórico no Maciço de Baturité

Por Dyana Colares
11.ago
2016

Se você ama o friozinho de serra e quer conhecer um lugar diferente no Ceará, o Sítio São Luís é um ótimo cantinho escondido entre a natureza do nosso estado e que vai te fazer ficar com vontade de ficar lá por muito tempo – talvez até desejar morar ali.

História pura, é assim que descrevi o Sítio São Luís na primeira vez que coloquei meus pés lá. No meio do Maciço de Baturité, em uma cidadezinha chamada Pacoti, você dá de cara com um lugar rodeado por natureza quase intocada e uma paz que só um refúgio pode te proporcionar. O Sítio São Luís é um lugar que grita história cearense em sua estrutura e arredores e te concede a honra de fazer parte de suas memórias.

O Sítio São Luís faz parte da Rota do Café, uma parceria entre o Sebrae com empreendedores da região do Maciço de Baturité, donos de lugares que contam a história do crescimento da economia do café aqui no Ceará.

Para chegar no Sítio São Luís é preciso um pouco de cuidado, pois a estrada tem vários caminhos e é fechada por muito verde, mas ao chegar na cidade de Pacoti, você começa a ver algumas plaquinhas indicando a direção.

Assim que você chega, logo é tomado pela paz que é estar ali. Muito verde e um silêncio que é difícil de termos na cidade grande logo te envolvem e você só quer agradecer por encontrar um refúgio tão lindo, pacífico e diferente de tudo o que costumamos ver.

A casa tem todo um estilo colonial e pouca coisa foi mudada de sua estrutura original. Hoje quem toma conta do lugar são filhas, netas e bisnetas dos donos originais do sítio. Elas logo te recebem com um sorriso no rosto e abrem as portas de sua casa para você com bom gosto.

Se você marcar uma visita previamente, elas te apresentam a casa, contam a história da família em detalhes e ainda te servem um café da tarde sem igual. Café coado típico de casa de vó, bolo de café, um pão maravilhoso que você só encontra lá, além de outras iguarias feitas com receitas de família. No Sítio São Luís foi onde já tomei um dos melhores cafés da tarde de todos os tempos.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Agende sua visita ao sítio: (85) 9 86169837 / (85) 9 96226029 (Claudia)

Colaboradores

Dyana Colares

Dyana Colares

Ver Perfil

Me chamo Dyana Colares, sou uma Publicitária cearense que ama o que faz. Trabalho com blogs há vários anos e amo escrever sobre todas as experiências que tenho, seja sobre a leitura de um bom livro ou a viagem que fiz.
Gosto de aprender coisas novas, quero falar quantas línguas eu tiver a capacidade de aprender, conhecer quantos países eu conseguir até eu morrer tirando fotos de toda a beleza que existe por aí.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar