Vós

menu
Histórias

Uma família com trilha sonora

Com Ronaldo Pessoa e Maria Helena Por Jonathan Silva, Igor de Melo

Acredita em Vós

06.ago
2019

Desde que se conheceram, na década de 1980, o casal Ronaldo Pessoa e Maria Helena esteve unido no amor e na música. Ele é músico, diretor e produtor musical. Ela é pianista, professora de piano e produtora musical. Quando jovens, se encontraram tocando em shows de pop rock pela cidade: Ronaldo pela banda Posh, e Helena como tecladista no duo pop Paulo e Valerie

Após shows e namoro, vieram o casamento e cinco filhos: Ronaldo, Hugo, Victor, João e Gabriel. E a música, tal como um parente muito próximo, sempre esteve presente na vida da família. Tanto que realizaram, como empreendimento, algo que para muitos é um sonho: morar exatamente dentro do trabalho, cada um nas suas ocupações, e tendo participação dos filhos no negócio. 

Lado a lado estão a casa onde a família vive, o Estúdio Trilha Sonora e a sala da aula de piano de Maria Helena, no bairro Aldeota. O Trilha Sonora, em quesitos técnicos e estruturais, cumpre as demandas de trabalho de Ronaldo e seu filho Hugo, que trabalha no estúdio maior. Maria Helena recebe seus 20 alunos particulares numa sala com piano, partituras, livros de ensino musical e ilustrações pedagógicas nas paredes.

O resultado dessa investida, para Ronaldo, é enriquecedor. “Só tem aspectos positivos de você criar um ambiente onde os artistas se encontram, onde os músicos se encontram, onde a classe cultural possa se encontrar nesse universo, nesse ambiente musical.” O músico já recebeu nomes como Dominguinhos, Adelson Viana, Flávio Venturini e Nonato Luiz.

No entanto, a inovação partiu de uma necessidade. Após o término da sua banda, no final da década de 1980, Ronaldo sentiu que precisava dar um outro passo dentro do campo da música para trabalhar. “Tive essa visão empresarial de continuar sendo músico e atuar como empresário.” 

Em 1988, mesmo ano de seu casamento, ele e a esposa se associaram a um outro casal, Gorete e Marcílio Mendonça, para juntos fundarem o Proaudio Studio, onde permaneceram atuando em sociedade durante cinco anos. Em 1994, como conta Helena, decidiram seguir carreira em outro ramo musical fundando o Trilha Sonora. “Decidimos nos desligar para seguir com a publicidade. A gente sentiu que era por aí, o mercado nos chamando para entrar nessa parte.”

Era uma época onde a demanda de spots e jingles para comerciais crescia de forma desproporcional à quantidade de estúdios profissionais na cidade. Para ajudar nas gravações, até os filhos do casal, mesmo pequenos, ajudavam da sua forma. “Meus filhos foram muito desenvoltos. Eu os colocava para fazer os personagens e eles também trabalhavam como atores.”

O Trilha Sonora foi construído em um imóvel próprio, com duas salas de gravação. Em 1997, após ver um anúncio de venda na casa ao lado, o casal teve uma outra ideia, como lembra Helena. “A gente trouxe a família pra morar do lado do estúdio. Não foi o estúdio que foi para dentro de casa, foi a casa que foi para dentro do estúdio.”

Era uma forma de todos estarem mais próximos do trabalho e terem um atendimento domiciliar. Na divisão de tarefas, Ronaldo fica com a parte comercial, execução e finalização das peças. Helena entra com a parte musical, direção, além de cuidar do escritório e gerência financeira.

A pianista incrementou a pedagogia da música no lar em 2012. Interessada em educação musical e integrante de uma família de músicos, Helena (e mais três amigos) montou uma escola de música na parte da frente da casa. A escola durou quatro anos, mas ainda hoje Helena mantém suas aulas particulares, com alunos de seis até oitenta anos.

O casal garante que o rendimento financeiro é suficiente tanto para manter o estúdio como a família. Mas citar o ganho monetário é só um dos resultados. Os benefícios pessoais de viver e trabalhar com música no mesmo ambiente são o verdadeiro lucro. Na análise de Ronaldo, “música é uma coisa que você tem que partilhar”. E assim a família segue, afinada em melodia e harmonia.

 

SERVIÇO

Estúdio Trilha Sonora / Aulas de Piano com Maria Helena

Rua Jornalista César Magalhães, 721 – Patriolino Ribeiro

Estúdio Trilha Sonora Facebook: /Estúdio-Trilha-Sonora-414657698626996/

Instagram: @trilhasonoraestudio

Whatsapp: (85) 98866.1433

E-mail: trilhasonoraestudio@gmail.com

Colaboradores

Jonathan Silva

Jonathan Silva

Ver Perfil

Garoto diferentão do Bom Jardim, entrou no Jornalismo com a intenção de escrever sobre música, uma paixão herdada da mãe. Hoje usa essa ferramenta para escrever sobre o cotidiano, a cidade, pessoas especiais, artes, fatos marcantes e a luta nossa de cada dia pela dignidade. Se não fosse jornalista, com certeza seria um astro insano do rock.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar