Vós

menu
Cobertura

VÓS NO RÁDIO: Um veterano em traduzir a vida em Fortal City nos versos do rap

Com Carlos Gallo Por Vós, Igor de Melo
24.jun
2019

Fortaleza mal estava preparada para começar 2019 quando o rapper Carlos Gallo lançou a mixtape Veterano. Todo o conjunto de sentimentos sobre a vida na capital, da orla à periferia, está presente nas onze faixas do álbum, feito de forma independente após uma vivência na comunidade das Goiabeiras. Carlos Gallo, também conhecido como Nego Gallo ou Carlin, falou da sua carreira no programa Vós no Rádio, no dia 19.

A abertura da entrevista foi ao som de Venha em Chamas, interlúdio do álbum onde Carlos anuncia: “Calce seu tênis e enxugue seu rosto, pois já são 12 e o mundo não vai esperar”. O rapper já é ativo na cena hip hop desde 2005, com o grupo Costa a Costa. Sobre sua imersão no estilo, ele acredita que o rap foi quem o escolheu. “Eu era muito descrente das coisas da vida e o rap trouxe essa possibilidade de pensar um futuro diferente.”

Veterano foi lançado no dia 11 de janeiro, mesmo período em que ataques criminosos assolaram o estado do Ceará. Os conflitos, contudo, não eclipsaram a mensagem sobre estar presente nos espaços públicos. “Tem um bocado de gente que acredita que tem que ir nos lugares, sair de casa, encontrar as pessoas, os amigos. Não podemos nos privar de ir e vir por conta desses problemas.”

Durante a conversa, a apresentadora Michele Boroh chamou atenção sobre a participação feminina no hip hop. Carlos vê como relevante o empoderamento dentro do campo cultural. “É uma construção delas, não uma concessão nossa (os homens)”. Ele complementou dando exemplos de destaque, como Flora Matos, Lívia Cruz, Karol Conká.

Na linha de participação feminina, Marcela Benevides falou sobre a matéria Mais que um jogo quando elas jogam. A repórter conversou com o coletivo de mulheres que integram Associação Zumbi Capoeira. Cada uma delas com uma história sobre como a capoeira fortalece cada uma delas em nível pessoal.

Os rappers cearenses tiveram destaque no quadro Tem Que Conhecer. O repórter Jonathan Silva apresentou uma lista de artistas relevantes na cena hip hop cearense: Don L (ex-parceiro de Carlos Gallo quando integravam o Costa a Costa), RAPadura Xique-Chico, Côro MC e Doiston. Com exceção de RAPadura, os demais já fizeram parcerias musicais com Carlos, que afirmou que em breve surgirão mais nomes no rap de Fortaleza.

Como dicas culturais, Carlos Gallo recomendou os álbuns Roteiro para Aïnouz, do parceiro Don L, e Bluesman, do baiano Baco Exu do Blues. Eu Não Sou Seu Negro foi sua dica de documentário. As dicas estão incluídas no bônus do Instagram.

Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook; com cobertura pelos stories do Instagram através do perfil @somosvosoficial, e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas Spotify, Castbox, Google Podcast e Mixcloud.

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar