Vós

menu
Cobertura

VÓS NO RÁDIO: Gentilezas urbanas por uma cidade menos concreta e mais humana

Com Laura e Liana Por Vós, Igor de Melo
26.abr
2019

Viver e ocupar a cidade a ponto de transformá-la pode ser a melhor definição do trabalho das amigas e arquitetas Laura Rios e Liana Feingold. Elas são responsáveis pelo Estar Urbano, uma empresa de impacto social que estimula a ocupação do espaço urbano de forma mais efetiva e afetiva. Os métodos utilizados, seus projetos e vivências foram compartilhados pela dupla na última quarta, 24, no programa Vós no rádio, transmitido pela Tribuna Bandnews FM.

Curiosa em saber sobre a origem do Estar Urbano, a apresentadora Michele Boroh perguntou sobre a ideia surgiu de alguma necessidade particular de Laura e Liana nos espaços públicos de Fortaleza. Liana utilizou uma frase do urbanista espanhol Jordi Borja para conceituar suas ações: “A qualidade do espaço público não é luxo. É investimento econômico e justiça social.” Não há privilégios e exceções, segundo ela, mas sim “um direito de todos e podemos ditar um pouquinho dessas regras também.”

Antes do programa, os seguidores da Vós no Instagram participaram de uma enquete sobre o que mais sentem falta nos espaços públicos da cidade. Mais de 60% dos participantes responderam “Segurança”. Liana explicou que a sensação de insegurança pode estar relacionada a pouca movimentação nas ruas. “O principal é que quando estamos num local adensado de pessoas esse medo é dissipado.”

Igor de Melo e Michele perguntaram se o urbanismo tático elaborado pelo Estar Urbano é discutido nas universidades de Arquitetura. Laura Rios lembrou que certos termos estudados por elas, como acupuntura urbana, são novos para a academia. No entanto, há grupos especializados em discutir essas táticas. “A riqueza maior é que não é assunto só de arquitetura. É de geografia, sociologia, filosofia, gestão pública… Ele é multi.”

Para complementar o papo, também foi abordado como a livre iniciativa pode mudar a cidade: a repórter Marcela Benevides recuperou uma matéria do Vós sobre a atitude de André Nestor e sua esposa Adriana. O casal transformou um buraco no meio de uma rotatória no bairro Parque Elizabeth II em um espaço verde, com bancos e equipamentos de lazer.

Para dar mais exemplos e fontes de pensamentos sobre urbanismo e impacto social, Laura e Liana também deram suas dicas culturais, como os livros Cidades Invisíveis (Ítalo Calvino) e Originais – Como os Inconformistas Muda o Mundo (Adam Grant), o filme Meu Tio e os documentários Garapa e As Sete leis Espirituais do Sucesso.

Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook; com cobertura pelos stories do Instagram através do perfil @somosvosoficial, e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas Spotify, Castbox, Google Podcast e Mixcloud.

Vos no Rádio| 24.04.2019

Pensando nessas diversas possibilidades de resgaste na ocupação dos espaços públicos, as amigas e arquitetas Laura e Liana criam e executam o que elas chamam de "Gentilezas Urbanas", quea são intervenções pela cidade que buscam ampliar as possibilidades de pessoas e empresas de construirem uma cidade com mais afeto e criatividade. Participe pelo nosso WhatsApp: (85) 9 8154-3814

Posted by Vós on Wednesday, April 24, 2019

 

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar