Vós

menu
Cobertura

VÓS NO RÁDIO: Passaporte garantido para expor arte pelo mundo

Com Juca Máximo Por Vós, Igor de Melo
02.jul
2019

Tão fundamental como o processo de criação artística é a divulgação da arte. O publicitário e ilustrador Juca Máximo possui essas duas habilidades. Com prêmios e viagens pela América do Norte, Ásia e Europa, o artista fez um pouso no programa Vós no Rádio para falar sobre arte, influências e reconhecimento no lugar de origem.

Sobre ser reconhecido no Ceará, a apresentadora Michele Boroh quis saber da diferença de visibilidade entre Brasil e demais países onde Juca é reconhecido. Ao que o artista respondeu, ele citou como alternativa a inscrição em competições no exterior. “Eu já competia na área de publicidade e pensei em me inscrever em festivais de artes plásticas. No meu primeiro festival, me inscrevi e ganhei. Foi no Canadá. Comecei a investir nisso.”

Embora atue na Publicidade há 10 anos, com ilustração e direção de arte, Juca pintou sua primeira tela em 2016. Mesmo sendo iniciante, seu trabalho não escapa das críticas. Esclarecendo uma pergunta do fotógrafo Igor de Melo, deu sua opinião a respeito. “Claro que tem criticas que vão te trazer um avanço no seu trabalho e tem outras que não fundamentam sua criação.”

Uma característica que chama atenção nas obras de Juca é a forma como retrata os traços femininos. Criado pela avó em uma casa com sete mulheres, o convívio feminino teve um impacto na veia artística de Juca. “Acabei por pegar essa paixão pelo expressar feminino”. Sempre atento ao movimento das ruas, faz esboços e fotografias para servir de inspiração em outras pinturas.

Outras referências visuais foram citadas por Juca. “Minha inspiração vai muito de capturar, conhecer, informar e fazer um banco de dados de idéias, pensamentos, imagens e transformar isso em arte.” No campo dos artistas clássicos, o ilustrador citou como predileção os artistas Vincent van Gogh e Paul Gaugin.

Visando os locais onde é possível encontrar arte em Fortaleza, o repórter Jonathan Silva preparou uma lista com galerias e espaços de exposição de artes feitas tanto por artistas locais como estrangeiros. Jonathan citou galerias particulares, espaços universitários, aparelhos públicos da capital e o Minimuseu Firmeza.

Encerrando sua participação, Juca Máximo compartilhou suas dicas culturais, que são exibidas como bônus do programa no Instagram. Ele indicou o escultor Emil Alzamora como artista contemporâneo que o público deve conhecer. De livros, citou Pense como um Artista, de Will Gompertz, e Expressionismo Alemão. Entre os filmes, Mogliani – Paixão pela Vida e Os Amores de Picasso.

Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook; com cobertura pelos stories do Instagram através do perfil @somosvosoficial, e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas Spotify, Castbox, Google Podcast e Mixcloud.

 

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar