Vós

menu
Cobertura

VÓS NO RÁDIO: No “mesversário” do programa, as proezas cinematográficas de Halder Gomes

Com Halder Gomes Por Vós, Igor de Melo
15.mar
2019

Era 13 de fevereiro, dia mundial do rádio, quando Vós no Rádio estreava na Tribuna Bandnews FM 101,7. Um mês de muitas histórias depois, Michele Boroh e equipe receberam Halder Gomes, cineasta cearense responsável por Cine Holliúdy, Shaolin do Sertão e Os Parças. Durante o tempo do programa, assuntos como bastidores de gravação, humor cearense, artes marciais, economia local e a exportação da cultura nordestina estiveram em debate.

A pauta do dia foi Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral, com lançamento no dia 21 de março nos cinemas. Um público seleto teve a oportunidade de acompanhar a pré-estreia no dia 13, um evento que Halder definiu como uma “pré-estreia caceteira”. “É o primeiro contato do filme com o público. O filme deixa de ser um filhote seu para ser um filho do mundo”. Hélcio Brasileiro lembrou que, antes do cinema, foi o taekwondo que chegou primeiro ao cearense. Explicando o motivo, Halder lembrou que “a primeira figura que vi no cinema foi a cara do Bruce Lee. Foi uma inspiração tão grande que, naquele momento, aquela figura emblemática e icônica me fez decidir querer ser faixa preta e querer fazer cinema sabe lá aonde e nem como”.
Sobre a representatividade do cearense nas telas, Igor de Melo lembrou que o público se vê nos filmes cearenses tal como um espelho. Halder colocou o fator nostalgia como outro elemento importante: “Somos o que vivenciamos através da arte e cultura ao longo do tempo”. Os repórteres Jonathan Silva e Marcela Benevides deram dicas sobre cinema e cultura nordestina. Jonathan falou sobre locais da cidade onde é possível ver e fazer cinema cearense, como o Cine São Luis, Dragão do Mar, Casa Amarela e Porto Iracema das Artes.
Já Marcela convidou o público a acompanhar a matéria do fotógrafo piauiense Sérgio Carvalho. Há 20 anos morando no Ceará, ele é conhecido por retratar o sertão nordestino em suas fotografias. O projeto Santo Sertão dá foco à religiosidade do sertanejo em olhares singulares. Finalizando sua participação, Halder Gomes deu dicas culturais de coisas que gosta. Ele indicou filmes com Infiltrado na Klan e No Portal da Eternidade, os livros A Casa Amarela e Paris Boêmia, a série Seinfield e o cantor Evaldo Braga. Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook, através do perfil @somosvosoficial, cobertura pelo Instagram e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas Spotify, Castbox, Google Podcast e Mixcloud.

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar