Vós

menu
Cobertura

Vós no Rádio: Para começar ajudar a mudar o mundo, ela começou primeiro mudando o próprio

Com Priscilla Veras Por Vós, Igor de Melo
22.mar
2019

No auge da discussão sobre sustentabilidade e alimentação saudável, Vós recebeu uma jovem moradora da cidade grande que pretende mudar o mundo a partir do interior do Ceará. Desde os 14 anos de idade seu sonho já era mudar o mundo e combater a pobreza, por isso dedicou parte da sua vida ao trabalho no terceiro setor, chegando até a viajar para vários países. Mas depois percebeu que gostaria de impactar pessoas mais próximas da sua realidade, e foi então que a pedagoga Priscilla Veras criou a Muda Meu Mundo, uma empresa de impacto social que repensa a alimentação saudável lá na fonte, no comecinho do processo.

A Muda Meu Mundo trabalha direto com o pequeno agricultor familiar, desenvolve esses profissionais  para a auto-sustentabilidade e autonomia no campo e assim consigam fornecer produtos orgânicos de qualidade a um preço justo tanto para o consumidor final como para eles.

Ao longo da conversa, Priscilla e a equipe Vós discutiram sobre o que é o tão comentando “consumo consciente e o “comércio justo”. “Não adianta comprar uma blusa de 10 reais se você não sabe de onde vem, quanto a pessoa que produziu está ganhando, se tem trabalho infantil ou escravo. É preciso conhecer o que se está consumindo”, alertou a convidada.

O repórter Jonathan Silva também deu dicas de iniciativas agroecológicas na capital cearense, organizações que realizam trabalhos de conscientização e amizade ambiental na cidade. A primeira é o Movimento de Saúde Mental Comunitária, no Bom Jardim, que atua há mais de 20 anos na periferia de Fortaleza e tem um projeto de ecofilia, que estimula uma relação de amor e acolhimento com a natureza; e a Feira Agroecológica do Benfica que acontece quinzenalmente, aos sábados, e tem produtos orgânicos provindos da agricultura familiar.

Priscilla também deu dicas de filmes, séries, músicas e livros que estão ligados a questão do impacto social e que de alguma forma podem gerar uma reflexão sobre a realidade. Dentre as sugestões, ela recomendou o longa O menino que descobriu o vento, livros como Um mundo sem pobreza do autor Muhammad Yunus, e A startup enxuta, de Eric Ries.

Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook, através do perfil @somosvosoficial, cobertura pelo Instagram e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas Spotify, Castbox, Google Podcast e Mixcloud.

 

Vós no Rádio | 20.03.2019

Em tempos de mais atenção e cuidado com a alimentação,uma jovem mulher moradora da cidade grande resolveu também entrar nessa onda, mas de um jeito diferente.

Posted by Vós on Wednesday, March 20, 2019

 

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar