Vós

menu
Cobertura

VÓS NO RÁDIO: Uma ligação entre a Itália e o Bom Jardim para trazer de volta a alegria de viver

Com Pe. Rino Por Vós, Igor de Melo
03.maio
2019

Ele saiu da Itália e adotou o Bom Jardim como lar e lugar para desenvolver um projeto que trata, principalmente, da autoestima dos moradores de um bairro que, apesar de ser considerado um dos mais violentos da capital cearense, não é só isso, como ele faz questão de destacar. O padre. Rino Bonvini, além de missionário comboniano, é médico psiquiatra e professor, e foi nosso convidado para um bate-papo de Vós no rádio.

Pe. Rino explicou que a sua vocação missionário foi o que o trouxe a Fortaleza como parte da “missão de padre e psiquiatra”. A ideia de criar o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) surgiu quando, no Congresso Mundial de Psiquiatria em 1993, encontrou o professor Adalberto Barreto, que é o criador do projeto de terapia comunitária no Pirambu, o 4 Varas. Em 1996, ao lado de lideranças locais, Rino criou o MSMC.

“Percebemos que o número de pessoas com sintomas de ansiedade, depressão, dependência química, autoagressão e tentativas de suicídio estava crescendo exponencialmente, e a única resposta na época era o Hospital Psiquiátrico de Messejana. Então eu disse que tinha uma experiência de terapia comunitária e acredito que mobilizando a comunidade é possível encontrar caminhos para ajudar e servir quem precisa.”

Nosso repórter Jonathan Silva, que também é morador do Bom Jardim e, como ressaltou a âncora Michele Boroh, é “um grande entusiasta do bairro que traz bons e grandes exemplos”, falou um pouco sobre a sua participação direta com o Movimento. “Eu estava no segundo semestre do curso de jornalismo e fazia parte de um projeto chamado Sinergia Social. Era um movimento de arrecadação de fundos e o MSMC se inscreveu com o projeto Ecofilia, que é um projeto de harmonia e amor com a natureza. Entrei como voluntariado e passei 11 meses lá, e me envolvi na parte de comunicação fazendo um pouco de assessoria, texto, fotografias, clipping, e foi um aprendizado grande porque participei de muita coisa do movimento.”

Jonathan ainda ressaltou que tem o Pe. Rino como exemplo, porque durante o seu período de aprendizagem no MSMC ele pôde perceber que a atitude do missionário começou como um embrião que foi germinando ao longo dos anos. “Agradeço muito por eles terem aberto as portas para mim, por terem me transformado e vai marcar assim para sempre. Foi um momento único.”

Michele também pontuou que hoje se vive um surto mundial de depressão e ansiedade e que são doenças que não escolhem classe, visto o caso mais recente do humorista Whindersson Nunes, que disse ter tudo mas está com depressão. Michele questionou como fica então essa realidade na periferia, visto que grande parte das pessoas não têm condições nem de ter uma dieta balanceada, por exemplo, que está diretamente ligada a questão da saúde mental. “É preciso trabalhar o contexto em que essas pessoas estão inseridas. É importante gerar emprego e renda e acho que a força da comunidade, da união e o contato humano mais fraterno e prazeroso é a melhor receita para transformar essa crise em uma grande oportunidade de crescimento comunitário”, comentou Pe. Rino.

Além de conversar sobre as questões de como prevenir e tratar a saúde mental, o missionário falou sobre seu lado mais roqueiro e apaixonado por animais. “Desde quando eu era adolescente gostava de ouvir Led Zeppelin, AC/DC, Guns N’Roses. Toco guitarra lá no Movimento também.” Pe. Rino também deixou suas dicas de filmes, música, documentários e livros, que viram conteúdo de Bônus lá no Instagram de Vós.

Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook; com cobertura pelos stories do Instagram através do perfil @somosvosoficial, e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas Spotify, Castbox, Google Podcast e Mixcloud.

 

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar