Vós

menu
Cobertura

VÓS NO RÁDIO: Uma longa consulta que inclui proximidade, escuta e bom humor

Com Dr. Álvaro Madeiro Por Vós, Igor de Melo
10.maio
2019

Ele é conhecido por valorizar e extrapolar o tempo médio de uma consulta médica, estimulando a proximidade mútua, a escuta atenciosa e um olhar criterioso da vivência do paciente. Dr. Álvaro Madeiro é o médico portador dessa sensibilidade. Doutor em Pediatria, ele é também professor na Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador técnico-científico no Instituto da Primeira Infância, o IPREDE. No programa Vós no Rádio desta última quarta, 8, ele relatou sobre como a medicina atua em favor do desenvolvimento.

Sobre sobre suas longas “consultas humanizadas”, a apresentadora Michele Boroh questionou se seria romântico demais ou não esperar por atendimentos similares de toda a classe médica. Após utilizar argumentos extracurriculares e exemplos reais, o médico pontuou que “não é razoável aceitar determinados comportamentos antiéticos e não relacionais por constrangimentos externos.”

O significado do termo “médico da família”, até hoje lembrado, foi mencionado por Igor de Melo. O fotógrafo quis saber como é o processo de acompanhamento de familiares na consulta médica. Dr. Álvaro respondeu que “ para a consulta podem ir quantas pessoas o consultório couber”, mas ressaltou “que essa consulta deve ser centrada no casal, não ocorrendo a desautorização da mãe e do pai.”

Dr. Álvaro Madeiro fez um retrospecto de sua vida pessoal e profissional para explicar sua relação com o IPREDE. Vindo do agreste alagoano, ele atuou em Maracanaú durante as décadas de 1980 e 1990. Há onze anos, foi convidado por Sulivan Mota, presidente do IPREDE, a participar da instituição. “O IPREDE era um instituto de prevenção à desnutrição e excepcionalidade. Já naquela época tinha uma área grande da enfermaria que foi desativada pois não tinha mais casos graves de desnutrição.”

Outros casos de institutos que lidam com o desenvolvimento de crianças e adolescentes foram listados no programa. O repórter Jonathan Silva mencionou o trabalho de agentes como Padre Rino Bonvini no Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), Pedro Meneleu no Instituto do Câncer do Ceará, e Dora Andrade junto a Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca).Todos eles com matéria no site.

O destaque do quadro Tem Que Conhecer foi a banda Indigo Mood e sua música As You Go. Apresentados pela repórter Marcela Benevides, os integrantes Leonardo Mendes (voz/guitarra), João Vitor (guitarra/backing vocal), Levi Galas (baixo), João Lima (teclado/backing vocal) e Paulo Henrique (bateria) apresentam um som indie com veia pop, que já marcou presença em festivais e shows em Fortaleza, João Pessoa e São Paulo.

Dicas culturais foram apresentadas por Dr. Álvaro Madeiro, como o livro A Revolução do Amor (de Luc Ferry), o documentário O Começo da Vida, o filme A Vida é Bela e as músicas Saiba e Socorro, do cantor Arnaldo Antunes. Essas dicas podem ser vistas no destaque Bônus + do perfil @somosvosoficial no Instagram.

Toda quarta-feira, às 13 horas, o ouvinte tem encontro marcado com o Vós na Tribuna Bandnews FM 101,7. O programa é transmitido também com live pelo Facebook; com cobertura pelos stories do Instagram através do perfil @somosvosoficial, e também pode ser ouvido como podcast nas plataformas SpotifyCastboxGoogle Podcast e Mixcloud.

 

Colaboradores

Vós

Vós

Ver Perfil

Vós é uma nova forma de ver o Ceará. Com olhos atentos, curiosos e prontos para se apaixonar. Vós é para quem quer falar. É uma plataforma de histórias sobre a rotina do estado, dos cearenses e de quem aqui escolheu viver.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar