Vós

menu
Histórias

A ideia de um restaurante-escola que saiu de dentro da faculdade

Por Flávia Oliveira, Igor de Melo, Michele Boroh

Acredita em Vós

12.fev
2016

A casa de dois andares e fachada antiga está no cruzamento da Monsenhor Bruno com Pereira Filgueiras e, em outros tempos, já abrigou a vice-prefeitura. Hoje quem frequenta o lugar são homens e mulheres vestindo dólman e empunhando escumadeiras – além, é claro, de clientes ávidos por uma experiência gastronômica e de atendimento. É que hoje quem funciona lá é o L´École, um restaurante que se define cosmopolita e de cozinha inventiva, mas que tem em sua essência a escola que dá nome ao restaurante. “Ela é nossa menina dos olhos. Posso até dizer que somos uma escola com um restaurante dentro”, define Jorge Almeida, chef executivo.

Jorge ainda estudava Gastronomia na Fanor Devry quando conheceu Albertino Araújo, Fábio de Lucca Moreira e Diego Suassuna, os sócios que acalantaram o projeto desde 2010 – e que se realizaria em agosto de 2015, com a inauguração. Albertino também é formado pela instituição e atualmente está se especializando na Cordon Bleu de Madri, na Espanha, ao passo que Fábio é coordenador e professor dos cursos de Gastronomia e Turismo da Fanor. Foi durante as aulas e nos encontros casuais pelos corredores que eles juntaram as ideias para o que na princípio seria apenas um self-service de alto padrão no Centro. “Depois um surgiu com a proposta de ter um snack bar, outros com a charutaria, a adega e a boutique. Mas todos alimentavam o sonho de ter uma escola dentro, para oferecer cursos práticos, em todos os níveis, na área de gastronomia e de serviços, tanto para empresas quanto para pessoas comuns. Quando vimos, o projeto estava enorme e não cabia mais no escopo original”, diz.

O L´École, mais do que uma ideia, é um ideal, pois o que os que os sócios buscam é compartilhar conhecimentos para qualificar o estado cuja vocação turística é forte. “Precisamos urgentemente melhorar o serviço no Ceará. Por isso que pensamos nas salas de aula integradas às cozinhas, uma uma opção para que os restaurantes treinem bem seus funcionários, já que na maioria as vezes, é complicado parar a produção diária nesses locais para ter esses momentos de capacitação. E estamos também estudando meios de ter alunos oriundos de projetos sociais nas nossas turmas”, completa.

Dos 45 colaboradores, cerca de 90% deles são egressos da própria Fanor. “Do garçom ao funcionário do administrativo”, diz Jorge. “Assim, é mais fácil o cliente entender como o prato é feito, caso ele pergunte ao garçom, ainda diante do cardápio. Ele vai saber explicar mesmo – não porque decorou a fala e sim, porque ele é da área. E uma pessoa do administrativo vai se relacionar melhor com fornecedores e clientes-empresas se souber do que está falando. É uma maneira de facilitar a comunicação”, acredita.

A sous chef faz um sinal de OK com a mão. Das mesas do andar de baixo, é possível ver toda a movimentação na cozinha principal. Sim, está mesmo tudo certo. O L´École é de fato uma experiência inovadora no estado –  por que não dizer, no país. (Flávia Oliveira)

Colaboradores

Flávia Oliveira

Flávia Oliveira

Ver Perfil

É repórter. Anda com bloquinho de papel, caneta e máquina fotográfica na bolsa, para o caso de ver na rua alguma história boa de ser contada. Escreve em mesas de restaurantes vazios ou em qualquer outro lugar. Talvez bem aí, ao seu lado.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Michele Boroh

Michele Boroh

Ver Perfil

Nasceu no Dia do Jornalista. Aos 9 criou o Jornal dos Amigos do Prédio, em folha de caderno e à base de canetinha. Agora, aos 32 e após 8 em TV, é coordenadora e editora de VÓS, com a mesma paixão da infância. É também cronista no Tribuna do Ceará e no Medium, viciada em livro, cavaquinista de churrasco e mãe de um Bull Terrier. Ariana, de sol e lua.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar