Vós

menu
Plural

Plural: autocuidado para viver bem

Por Marcela Benevides

Acredita em Vós

25.jul
2018

A Praia de Iracema é um dos pontos de encontro mais conhecidos em Fortaleza. As pessoas vão para caminhar, andar de patins ou skate, correr, pedalar, tomar um sorvete ou para apreciar o pôr do sol da Ponte dos Ingleses. Seja como for, a praia está sempre repleta de histórias.

E foi pensando nessas pessoas que o Plural, evento de Vós que ocupou a Praia de Iracema nos dias 21 e 22 de julho, recebeu além de oficinas e palestras, o Serviço de Saúde Pague Menos, parceiro de Vós, no eixo Saúde. A proposta do projeto é incentivar o autocuidado dos visitantes alertando sobre os riscos da automedicação.

Serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, massoterapia e bioimpedância, balança que faz avaliação da quantidade de músculo e gordura do corpo, peso dos ossos, gordura visceral e a idade metabólica do organismo, foram oferecidos gratuitamente para os visitantes.

A farmacêutica Isabelle Azevedo explica que esses testes são importantes para que as pessoas tenham noção de como está a saúde. “Essa avaliação ajuda a descobrir possíveis pré-disposição para doenças como diabetes ou pressão alta, por exemplo. Nós não damos um diagnóstico, nosso papel é auxiliar na orientação e fazer o acompanhamento.”

Em relação ao autocuidado, Isabelle comenta que o auxílio aos clientes é feito com orientações sobre a melhor forma de ingerir o medicamento – se com água ou com sucos – e qual o melhor horário, visto que os remédios precisam ser tomados corretamente para garantir a eficiência. “Há um esclarecimento sobre essas dúvidas, nosso foco é a adesão terapêutica, que consiste em conscientizar o cliente que não adianta ele se automedicar e explicamos os riscos dessa atitude que é bastante comum entre os brasileiros”.

A arquiteta Jéssica Guimarães Cavalcante utilizou os serviços prestados e apesar de não conhecer, achou interessante. “A proposta é bacana porque podemos ter uma noção de como está a nossa saúde. Costumo me exercitar e comer bem pelo menos durante a semana, e o resultado dos testes foi bem satisfatório”.

Além dos serviços de saúde, durante o Plural, a Pague Menos fez intervenção com mímicos que mostravam como praticar o autocuidado por meio dos bons hábitos com a higiene, alimentação e a prática de exercícios.

Fotos: Queiroz Neto e Pedro Otávio de Farias

Colaboradores

Marcela Benevides

Marcela Benevides

Ver Perfil

Ler e escrever são as duas coisas que mais a definem. Gosta de contar histórias sobre pessoas e lugares que inspiram a felicidade e a percepção de que a vida vai além das bolhas em que vivemos, e é na cidade que encontra a sua inspiração. Acredita que o jornalismo é um dos meios para promover a união entre culturas. Importante destacar: tem o sol em leão.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar