Vós

menu
Colunas

[Chegadinha] - Sabático, bloqueio ou gourmetização da preguiça?

Por Gabriel Aragão
26.mar
2018

O Prazo

A primeira coisa que eu faço quando sento pra parir uma nova Chegadinha é escrever os títulos dos 3 tópicos. Ponho um disco que já sei de trás pra frente e deixo rolar (esse, por exemplo, tá saindo ao som de A Deeper Understanding). Depois, vem os 3 parágrafos de cada sessão. Começo, meio e fim. A Chegadinha é um triângulo equilátero. Gosto de detalhes.

Não sou tarado pelos métodos dos outros, mas sou alucinado pelos meus. Seja como for, existe um monstro chamado “Prazo” e, sendo o artista uma espécie de delivery, qualquer blá blá blá é bobagem se você não faz a entrega. Então, por que diabo gastar tanto tempo sem produzir? Autossabotagem? Talvez. Sei que ideias que não saem do papel são os pequenos fantasmas de amanhã. Vão se acumulando no almoxarifado interno até o dia do basta.

Não. Nem ano sabático, nem bloqueio de escritor. Gourmetizar a preguiça é tão feio quanto maquiagem pra disfarçar tristeza. De dedos longos e unhas afiadas. Logo se vê. Maldiçãozinha em forma de abraço apertado. É ela. Velha conhecida.

O Bicho-preguiça

Me agarrei nos meus gurus favoritos pra me safar dessa vez. Cada um, uma receita. Aumentei o Renato Russo (“Disciplina é liberdade…”), entrei no clima do Yogananda (“A preguiça (…) deve ser afastada antes que você possa entrar no reino de Deus”), dei o play na Monja Coen (“Se você for um pouquinho mais rápido, ela não te segura”). Amém.

Graças a Deus, a preguiça é capanga de desenho animado. Daqueles estúpidos. Tipo o toque que a Monja deu. É que a preguiça é mais preguiçosa do que você quando tá sentindo preguiça. Entendeu? Na guerra da proatividade ela é peão. Um soldadinho abestado que se assusta fácil assim que você decide ser decidido.

Dificuldade é apenas a porta de entrada. A dor é verdadeira, mas sofrer por causa dela é questão de escolha. E, por isso mesmo, o parto é simbólico demais pra ser ignorado. Até o Drauzio Varella reclama de acordar cedo pra correr… Corpo e mente pedem cama. Faz parte. Maratona pede rua. Faz parte também.

A Resistência

O maior problema de não lutar contra as minipreguiças de cada dia é que a preguiça é secretária da Resistência (com “R” maiúsculo, porque temos que respeitar os inimigos). E, com a Resistência em jogo, o buraco é mais embaixo. A Resistência é uma preguiça que foi bem alimentada. É Medusa: te paralisa com o olhar. Mata devagarzinho… Já na abertura do livro “A Guerra da Arte”, Steven Pressfield arregaça tudo contando a história do aspirante a pintor chamado Hitler. E pergunta: “Você já viu alguma das pinturas dele?”. Eu também não. Hitler foi vencido pela Resistência. E foi mais fácil para ele começar a Segunda Guerra Mundial do que enfrentar uma tela em branco.

O negócio é tão sério que num questionário sobre “o que você gostaria de ter realizado em vida”, respondido por pacientes sem possibilidade de cura, as palavras mais comuns foram: 1) Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesmo(a) e não a vida que os outros esperavam de mim; 2) Eu gostaria de não ter trabalhado tanto; 3) Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos; 4) Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos; 5) Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

Se existe hora pra tudo, existe uma hora certa pra preguiça. Até pra isso é preciso disciplina. Não é “sempre” que o pintor encara a tela com um sorriso. Quem contou essa mentira? A realidade precede a arte. Somos habitantes do agora. Depois que a porta se abre, o que nos resta é atravessar. Nada mais importa. É um mantra. Dali em diante tudo é consequência. Inspire. Expire. No universo, um rabisco tem mais valor do que uma folha em branco.

Colaboradores

Gabriel Aragão

Gabriel Aragão

Ver Perfil

Letrista e músico na banda Selvagens à Procura de Lei. Nascido e criado em Fortaleza, mora em São Paulo desde 2013, mas leva a capital cearense no coração e nos versos.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar