Vós

menu
Histórias

O Plural e a singularidade da nossa Praia de Iracema

Por Leilane Freitas, Igor de Melo

Acredita em Vós

18.mai
2018

Olha, vou te contar! Caso você seja novo aqui em Fortaleza, com certeza vai ouvir falar, ou até mesmo conhecer, a vida noturna dessa praia batizada com o nome da índia dos lábios de mel de José de Alencar. Mas tem muito mais que vale a pena saber. É impossível falar da história da cidade e não falar sobre a Praia de Iracema. Além de ser uma opção de lazer durante dia e noite, essa parte da cidade faz parte da cultura que se construiu ao longo de anos em Fortaleza.

Até meados da década de 1920, a região era conhecida como Bairro dos Pescadores devido a grande concentração de comércio de peixes por lá. Somente após um concurso lançado pela revista Ceará Ilustrado, a praia foi oficialmente batizada de Praia de Iracema.

De lá pra cá, as mudanças foram muitas, claro. Construção de pontes, espigões e espaços culturais. Bares, restaurantes e o comércio popular tomaram conta do local e a tornaram uma região rica em turismo e cheia de opções para o lazer de cearenses e turistas.

E se tem um lugar nessa cidade que não para, é a Praia de Iracema. De dia, uma opção de banho de sol e de mar, além de ser um ótimo espaço para a prática de esportes como o surfe. Durante a noite, é o momento da vida boêmia da cidade encontrar o seu lugar.

A nossa Praia de Iracema é única. É um lugar afetivo pra muita gente – pra não dizer todo mundo – aqui da cidade. Quem não tem uma história pra contar que viveu por lá, com certeza conhece alguém que tem. Cedo ou tarde, os fortalezenses passam por aqui e constroem suas memórias.

Um lugar cheio de afetividade assim, chama atenção. É justamente por todo essa importância histórica e cultural que a Praia de iracema se tornou um local de encontros e, por que não de grandes eventos?

Desde sua criação, Vós já esteve presente nos mais diversos bairros de Fortaleza com a Feira Massa e Vós na Praça, sempre em busca de intensificar os talentos locais, levando capacitação e eventos culturais para a população. Dessa vez, trazemos para a Praia de Iracema um evento cheio de novidades e pioneiro na cidade: o Plural.

“Este é um evento que vem para agregar no processo de requalificação da Praia de Iracema, porque trás uma série de nomes importantes para falar sobre cidade, cultura, tecnologia, urbanismo e muito mais. O objetivo é trazer mentes pensantes para falar sobre economia criativa, transformações e sobre a cidade. Acho que vai ser um bom momento para uma grande troca de conhecimento, tudo isso na Praia de Iracema” é o que diz Davi Gomes, presidente do Instituto Iracema, um dos parceiros do Vós nesse novo projeto.

O Plural é um evento de criatividade, inovação e ocupação. Durante os dias 21 e 22 de Julho a Praia de Iracema vai receber uma série de atividades como debates, palestras, feira de artesanato e gastronomia. E tudo isso vai acontecer simultaneamente em 13 espaços no entorno do bairro.

Fique ligado!

Plural

Dias 21 e 22 de Julho – Praia de Iracema

Facebook /tunoplural

Instagram: @tunoplural

Colaboradores

Leilane Freitas

Leilane Freitas

Ver Perfil

Já se aventurou pelo mundo do teatro e da dança. Escrevia no jornal da escola mas ainda não sabia que escolheria isso como profissão. Acredita no jornalismo como uma maneira de mostrar o lado positivo dos pequenos detalhes da vida. Decidiu escrever porque, aparentemente, falar sozinha não parece ser coisa de gente em sã consciência.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar