Vós

menu
Colunas

[Sou do Bairro] - 7 lugares que só quem mora no Monte Castelo conhece (ou não)

Por Ana Clara Jovino, Igor de Melo
17.abr
2018

Localizado na região central de Fortaleza, entre Jacarecanga e Parquelândia, encontra-se um dos bairros residenciais mais antigos da cidade, o Monte Castelo. Há 72 anos, a comunidade recebeu este nome após um decreto municipal assinado pelo prefeito da época, Raimundo Alencar Araripe. Foi assim batizado em homenagem à participação dos brasileiros na vitória da Batalha de Monte Castelo, na Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Nasci e me criei no Monte Castelo (o cearense), então listei 7 lugares que só quem é do bairro conhece bem. Alguns destes pontos já são tradicionais e fazem parte não só da história dos moradores “das áreas”, mas de toda a capital cearense. Confere aí:

1-Alicate

Popularmente conhecido como “Alicate”, um complexo de restaurantes existe no cruzamento da avenida Sargento Hermínio com a rua Padre Anchieta. O ponto tem esse nome por causa do comerciante que abriu a primeira churrascaria ali. Os conhecidos o apelidaram de Alicate devido ao seu biotipo, porque as pernas eram “abertas demais”. Logo depois ele saiu do bairro, mas a churrascaria já tinha ficado famosa. Atualmente, cerca de cinco churrascarias funcionam no local. Uma ótima opção para quem deseja comer o famoso baião de dois com queijo, carnes, peixes, frangos e linguiças variadas. E o preço é bom!

2-Polo de Lazer da Sargento Hermínio

Localizado na avenida Sargento Hermínio, o Polo de Lazer é um dos locais mais antigos para passeios e a prática de exercícios ao ar livre no bairro. Foi revitalizado recentemente pela prefeitura e virou uma área em que as crianças certamente podem aproveitar bastante para brincar. O que antes era um campo de areia se transformou em uma Areninha com gramado sintético, quadra poliesportiva, novos mobiliários e playgrounds. Outra novidade foi a pista de cooper, que vai até o a Lagoa do Alagadiço, no São Gerardo.

3-Paróquia Senhor do Bonfim

Um dos lugares mais frequentados pelos católicos do bairro. A Paróquia Senhor do Bonfim foi fundada em 1957. A primeira Igreja Matriz ficava na Sargento Hermínio, em frente à rua Benjamim Barroso. Foi em maio de 1962 que a igreja foi construída em seu endereço atual, na rua Padre Anchieta. Praticamente todos os moradores católicos do Monte Castelo foram batizados, fizeram Primeira Comunhão, Crisma e provavelmente casaram ou vão se casar na igreja.

4- Sucata Chico Alves

Há quem diga que é uma das maiores sucatas do Brasil. Tudo começou quando o paraibano Francisco Alves de Oliveira veio para Fortaleza, mais precisamente para o Monte Castelo, e começou a comprar e vender peças de táxi. Após 47 anos no bairro, o que antes era apenas um negócio para completar a renda virou um grande ferro-velho, que hoje ocupa dois quarteirões na avenida Sargento Hermínio. Na sucata do Chico Alves encontra-se vaso sanitário, cerâmica, televisão, rádio, porta de carro e tudo o que se pode imaginar, mesmo.

5-Calçadão da Crasa

Há alguns anos o local é considerado um “point” dos praticantes de atividades físicas. Nos finais de tarde, a área de 12 mil metros quadrados fica cheia de pessoas caminhando, correndo ou se exercitando nos equipamentos de ginástica. O Calçadão da Crasa fica localizado avenida José Jatahy e é uma iniciativa do empresário Ricardo Rolim, dono da concessionária Crasa Veículos, em parceria com o Sesc, alguns órgãos municipais e as empresas Construtora Jatahy e Iselétrica.

6- Praça Redonda

Conhecida como “Praça Redonda”, o nome oficial é Praça Coronel João Pontes. É onde as crianças aprendem a andar em suas primeiras bicicletas “sem rodinha”. Os pré-carnavais, festivais de quadrilha e vários eventos do bairro são realizados na praça. É frequantada por gente de toda idade. O lugar também dá oportunidade aos comerciantes autônomos, que colocam suas carrocinhas de comida. E faz sucesso! Nos finais de semana, a praça sempre fica cheia.

7-Jacaré Comida di Buteco

O local ideal para chamar os amigos para um happy hour. Música ao vivo, cerveja gelada e petiscos da melhor qualidade. A partir de quinta-feira, o barzinho já fica lotado e a animação é garantida. O ponto de referência do Jacaré Comida di Buteco é o famigerado Alicate, localizado no posto próximo, na Sargento Hermínio.

Colaboradores

Ana Clara Jovino

Ana Clara Jovino

Ver Perfil

Cearense com orgulho. Do desejo de compartilhar com o mundo o que ela descobre, decidiu ser jornalista. Viciada em música e apaixonada pelo céu.

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar