Vós

menu
Colunas

[Tem que conhecer] - Hugo Fernandes: biólogo, professor, apresentador e youtuber

Por Luiza Carolina Figueiredo, Igor de Melo, Michele Boroh
19.set
2016

Para gostar de ciência

Conheça Hugo Fernandes, zoólogo que prega a divulgação científica em prol de uma sociedade mais consciente.

Você sabe o que faz um biólogo? Para Hugo Fernandes, difícil é responder o que não faz um biólogo. “São muitas subáreas dentro da Biologia. Tem três enormes campos dentro de qualquer área da ciência: ensino, pesquisa e extensão, que são ligados a projetos sociais. Outra grande divisão é a pesquisa entre os que fazem laboratório – genética, biologia molecular, microbiologia -, que ensina e pesquisa dentro da sala de aula e que tá em campo”.

Quando o assunto é Biologia, Hugo Fernandes é um desses caras que você tem que conhecer. Biólogo, doutor em Zoologia, professor universitário, fotógrafo de animais, articulista, apresentador de TV e youtuber, Hugo levanta a bandeira da divulgação científica e, principalmente, do conhecimento da fauna local como forma de estimular a preservação do meio ambiente.

Ele é um dos criadores do Canal Zoa, transmitido também pela TV Jangadeiro, página em que ensina ciência de forma descontraída. “O meu canal é muito pequeno, mas a repercussão é legal, diga-se de passagem. Principalmente na televisão”.

Para prender a atenção dos usuários da internet, Hugo faz uso do humor leve. “Eu não tenho intenção nenhuma de te fazer gargalhar; eu quero colocar um sorriso no canto da sua boca. E isso, de alguma forma, prende a pessoa e deixa a linguagem mais tranquila”. É através desse tipo de linguagem mais despojada que a equipe do Zoa fala de curiosidades da vida animal, como a descoberta de um novo fóssil brasileiro, a cobra que come cobra, as formigas gigantes, a descoberta do Quandu de Baturité, dentre várias outras coisas.

O Zoa também é associado à iniciativa Science Vlogs Brasil, que reúne canais que se dedicam a fazer a divulgação científica na internet brasileira.

Afora os vídeos no YouTube, Hugo faz divulgação científica por meio de artigos publicados no Huffington Post Brasil e na Tribuna do Ceará, onde mais uma vez aborda curiosidades e levanta discussões sobre a ciência, porém de forma mais sóbria e até irônica. “Hoje a gente mora num país analfabeto científico, essa é a verdade, onde pessoas muito bem informadas, diga-se de passagem, não têm o conhecimento suficiente pra poder entender ciência e valorizá-la”.

YouTube: Canal Zoa 
Facebook: Canal Zoa
Artigos: Huffington Post Brasil e Tribuna do Ceará

E para Hugo, o que você tem que conhecer?

Confira dicas de canais de divulgação científica no YouTube indicados por Hugo Fernandes:

1. Canal do Pirula
2. Colecionadores de Ossos
3. Nerdologia
4. Papo de Biólogo
5. Papo de Primata
6. Peixe Babel
7. Ponto em Comum
8. Science Vlogs Brasil
9. QuerQueDesenhe
10. Xadrez Verbal

Colaboradores

Luiza Carolina Figueiredo

Luiza Carolina Figueiredo

Ver Perfil

Apesar de jornalista, sonha com ficção e, por isso, fica animada em ouvir os causos dos outros - quem sabe não tira inspiração para um futuro romance? Acredita que, se escrever de tudo um pouco, um dia vai conseguir a história que realmente quer. Leitora compulsiva, está sempre com um livro ou HQ nas mãos (ou na bolsa). É meio tímida, mas tem um bichinho tagarela dentro dela que, quando começa a falar, quase não para. E se a conversa for geek, então...

Igor de Melo

Igor de Melo

Ver Perfil

É fotógrafo profissional desde 2008. Já passou pela fotografia de esportes, cobertura social, fotojornalismo, publicidade, documental e autoral. Continua em todas. É apaixonado por esportes de ação, tatuagens, retratos e pessoas. Crê que vai conseguir contar as histórias que quer, surfar na Indonésia e viajar com a esposa.

Michele Boroh

Michele Boroh

Ver Perfil

Nasceu no Dia do Jornalista. Aos 9 criou o Jornal dos Amigos do Prédio, em folha de caderno e à base de canetinha. Agora, aos 32 e após 8 em TV, é coordenadora e editora de VÓS, com a mesma paixão da infância. É também cronista no Tribuna do Ceará e no Medium, viciada em livro, cavaquinista de churrasco e mãe de um Bull Terrier. Ariana, de sol e lua.

Comentários

Quer conhecer mais histórias como esta?


Cadastre seu email abaixo para receber matérias, novidades, eventos, e outras informações na sua caixa de email.

fechar